sexta-feira, 13 de setembro de 2013

EDITAL CULTURA 2014 - CURSO EM ILHÉUS


Estão abertas até 23 de setembro as inscrições para o edital Cultura 2014, que premiará, entre outros, trabalhos para as áreas de Moda, Design, Artesanato, Arquitetura e Gastronomia. 

O Ministério da Cultura (MinC) destinará até R$ 250 mil para projetos em cada uma dessas áreas que contemplem o levantamento de informações, dados e a produção de conteúdo, com o objetivo de divulgar a criatividade brasileira nesses setores para o público presente às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Confira no Blog da RRNE: 



Hoje tem oficina em Ilhéus, às 14h00, na sede da Secretaria de Cultura. Apesar da divulgação escassa, ficamos sabendo pelo site do MinC. Não podemos perder esta oportunidade.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

“A POESIA DAS ÁGUAS: VIVÊNCIAS E ENCANTAMENTOS” É TEMA DA SEGUNDA PALESTRA DO PRIMAVERA CULTURAL


Aleilton Fonseca (natural de Firmino Rocha e criado em Ilhéus), membro da Academia de Letras da Bahia e Professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana estará na Academia de Letras de Ilhéus lançando novo livro e fazendo palestra de tema pouco comum, por isso mesmo imperdível: a poesia. “Aleilton é um estudioso de muita capacidade e um orador competente. O evento tem tudo para agradar,” salienta o editor Gustavo Felicíssimo.

A palestra e o lançamento do livro fazem parte do Projeto Primavera Cultural – “A Primavera das Letras.” O tema da palestra: “A poesia das Águas: Vivências e Encantamentos” é uma reflexão sobre poemas de águas, rios, mares, chuva, mostrando as imagens líricas que registram vivências e encantamentos dos poetas. O livro de contos “As Marcas da Cidade” são sete contos sobre situações e experiências vividas por personagens populares, na cidade de Salvador.


Confira:

Quando: Dia 11 de setembro de 2013, quarta-feira
Onde: Academia de Letras de Ilhéus
Horário: 18 horas
Entrada Gratuita sujeita a lotação do espaço.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Site reúne entrevistas e depoimentos em vídeo de profissionais de destaque da área da cultura


Portal de entrevistas com artistas, pesquisadores, gestores e produtores culturais baianos é resultado do projeto Gestão e Produção Cultural na Bahia, iniciativa que visa contribuir para uma maior reflexão sobre a gestão e a produção cultural no Estado.

Profissionais, pesquisadores, estudantes e todos aqueles que se interessam em conhecer diferentes processos de gestão e produção cultural já podem acessar o portal de entrevistas doProjeto Gestão e Produção Cultural na Bahia. No site www.producaoculturalba.net é possível assistir os vídeos e fazer o download da íntegra das entrevistas de 15 personalidades que movimentam a cena cultural baiana. Na seção “O que é que a Bahia tem?” o visitante terá acesso a cases de projetos, espaços e instituições culturais baianas. Entre os entrevistados da primeira etapa do projeto estão o diretor teatral Marcio Meirelles, a coreógrafa Lia Robatto, o maestro e fundador da Orkestra Rumpilezz Letieres Leite, a produtora de cinema Solange Lima, o pesquisador de políticas culturais e atual secretário de cultura do Estado Albino Rubim, a cantora Marcia Castro, dentre outros.

Com coordenação de Gisele Nussbaumer (professora da Facom/UFBA e ex-Diretora da Fundação Cultural do Estado) e curadoria de Eneida Leal Cunha (hoje pesquisadora na PUC-Rio), o projeto visa contribuir para ampliar as reflexões sobre gestão e produção cultural no estado, através do compartilhamento de relatos de profissionais que têm uma atuação consolidada na área da cultura na Bahia. Ao todo foram produzidas 26 entrevistas e vídeos com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). As 15 primeiras entrevistas já estão disponíveis para visualização e download gratuito.

Até o fim do mês de setembro, o site será atualizado com mais 11 entrevistas e vídeos. Entre os entrevistados da segunda etapa do projeto estão Vovô do Ilê, fundador do bloco afro Ilê Aiyê; Paulo Miguez, pesquisador de políticas culturais e ex-secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC); Ana Fernandes, arquiteta, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA; o publicitário e produtor Sérgio Siqueira; a produtora multimídia e Ideas Jockei (IJ) Ana Dumas, o produtor cultural Dalmo Peres, entre outros nomes da cena baiana.

Serviço
O que: Gestão e Produção Cultural na Bahia – Portal de entrevistas com personalidades da área da cultura