sexta-feira, 27 de junho de 2014

GOVERNO BAIANO RECEBE PRIMEIRO REPASSE DE RECURSOS DO SNC EM BRASÍLIA

O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, (FOTO) participa, em Brasília, na próxima terça-feira (1º) da cerimônia de lançamento do Brasil de Todas as Telas, programa do Ministério da Cultura (Minc) de apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual. Além disso, na ocasião, a ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy, acompanhada da presidenta da República, Dilma Rousseff, fará o primeiro repasse do recurso do Sistema Nacional de Cultura (SNC) para projetos da Bahia e mais cinco estados  que completaram todo o processo de adesão ao SNC e que foram contemplados no 1º Edital de Fortalecimento do SNC, do MinC.  A Bahia, incluída no Sistema desde 2011, receberá o um total de R$ 5,936 milhões.

As três propostas aprovadas do Governo da Bahia são: o Projeto de Valorização da Memória e Fortalecimento da Economia Criativa e Solidária das Comunidades de Terreiros e Culturas Populares, a ser executado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e mais duas ações realizadas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – o Mapa Musical da Bahia 2014/2015 e a Construção de Salas Multiuso nos Centros de Cultura da Bahia, este através do Centro de Formação em Artes (CFA).


27.06.2014




Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com                                                                                                                                                                                                                                                                                        


terça-feira, 24 de junho de 2014

O PROJETO EM CONJUNTO - ESTUDOS EM DANÇA


O projeto EM conjunto - estudos EM dança tem como objetivo a manutenção dos trabalhos de dança no Centro Cultural Tribo do Porto no litoral da Bahia, um panorama voltado para o diálogo entre as danças da região com a dança contemporânea, valorizando os grupos de dança do interior da Bahia e o início de um intercâmbio de conhecimentos. Para isto estaremos realizando 01 (uma) apresentação e (03) três oficinas relacionadas a dança contemporânea.

Este projeto coordenado pela CASA VER ARTE é um dos desdobramentos do Festival de Dança de Itacaré. Tem o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, projeto aprovado no Edital n˚009/2013 Calendário das Artes - 2˚chamada.

O projeto EM Conjunto - estudos EM Dança ocorrerá durante três finais de semana, o primeiro encontro acontecerá no mês de julho, nos dias 26 e 27, o segundo encontro nos dias 09 e 10 de agosto e o terceiro nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro Cultural Tribo do Porto, no município de Itacaré. Todas as atividades serão gratuitas, com o intuito de facilitar a acessibilitade e proporcionar um espaço de aprendizado, diálogo e valorização da dança. O público alvo são profissionais e estudantes de dança, capoeristas, atores, músicos e performers, como também moradores, estudantes e trabalhadores da Zona da Costa do Cacau e Costa do Dendê interessados na linguagem da dança.

As inscrições dos interessados para as oficinas deverão ser feitas via internet, logo mais, as inscrições estarão abertas. Cada final de semana contará com uma oficina, sendo que na segunda semana, haverá uma apresentação de dança.
Atividades:

Oficina 1 - Videodança - “um minuto, um instante...” - Roberto Basílio ( Itabuna/BA) 
Oficina 2 - Oficina de Dança de Rua - Ananias Break ( Salvador/BA)
Apresentação - “Contactos” (Salvador/BA) com os dançarinos Ananias Break e B.Boy Shura do Grupo Independente de Rua, que ao longo desses anos vem trabalhando com a dança de rua e a cultura Baiana.
Oficina 3 - Ferramentas da análise funcional do corpo que dança – Verusya Correia (Itacaré/BA)


Fonte: Verusya Correia

domingo, 22 de junho de 2014

SEMINÁRIO DE TEATRO SERÁ REALIZADO EM JULHO COM O TEMA: “DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE: TEATRO E TEATRALIDADE


Em abril de 2013, 35 grupos de Teatro, professores, palestrantes, pesquisadores, produtores, artistas e representantes das cidades de Alcobaça, Aurelino Leal, Arataca, Camacã, Coaraci, Gandu, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Ibotirama, Itacaré, Itajuípe, Medeiros Neto, Prado, Porto Seguro Salvador, Santa Cruz Cabrália, entre outras, se reuniram para o I Seminário de Políticas Públicas para o Teatro da Bahia intitulado “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências.” O seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro, proporcionando assim uma carta aberta com 18 pontos de reivindicações.
Agora, nesta nova edição em formato de bolso a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, dividido em dois momentos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.
O segundo momento, pela noite, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”
O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.
O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.

Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado. Mais informações no blog: www.dramaturgiaecontemporaneidade.blogspot.com