domingo, 22 de junho de 2014

SEMINÁRIO DE TEATRO SERÁ REALIZADO EM JULHO COM O TEMA: “DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE: TEATRO E TEATRALIDADE


Em abril de 2013, 35 grupos de Teatro, professores, palestrantes, pesquisadores, produtores, artistas e representantes das cidades de Alcobaça, Aurelino Leal, Arataca, Camacã, Coaraci, Gandu, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Ibotirama, Itacaré, Itajuípe, Medeiros Neto, Prado, Porto Seguro Salvador, Santa Cruz Cabrália, entre outras, se reuniram para o I Seminário de Políticas Públicas para o Teatro da Bahia intitulado “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências.” O seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro, proporcionando assim uma carta aberta com 18 pontos de reivindicações.
Agora, nesta nova edição em formato de bolso a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, dividido em dois momentos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.
O segundo momento, pela noite, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”
O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.
O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.

Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado. Mais informações no blog: www.dramaturgiaecontemporaneidade.blogspot.com

Nenhum comentário: