sexta-feira, 24 de maio de 2013

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA CARLOS MARIGHELLA EM SALVADOR



Militantes e representantes de entidades da sociedade civil avançam na criação de um espaço para contar a história de todos que lutaram contra a Ditadura Militar. Por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult/BA), será realizado em Salvador o “Seminário Memorial da Resistência Carlos Marighella: reflexões e subsídios ao processo de implantação”. O resultado do seminário subsidiará as ações futuras para a fundação do Memorial da Resistência Carlos Marighella, dedicado a homenagear aqueles que enfrentaram o golpe militar de 1964. O evento acontece no auditório do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, na Avenida Sete de Setembro, Centro – anexo ao Palácio da Aclamação -nos dias 24, das 9h às 18h, e 25 de maio, das 9h às 12h.

Com a participação de técnicos e personalidades como Kátia Felipini, do Museu da Resistência de São Paulo, Joviniano Neto, do Grupo Tortura Nunca Mais, Albino Rubim, secretário estadual de Cultura, além de Carlos Marighella, coordenador do Grupo de Trabalho e filho do militante que dará nome ao memorial, o evento, que é fechado para militantes e entidades representativas da luta contra a ditadura, tem como objetivo ouvir as experiências de pessoas envolvidas com outros memoriais do país. “Esse encontro busca ouvir experiências similares e dar materialidade para uma ideia da sociedade civil. Já existem projetos como esse em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, e Salvador será a próxima.” confirma Antonio Diamantino, assessor de Projetos Especiais da Secult/BA e representantes da Secretaria neste projeto.

O “Seminário Memorial da Resistência Carlos Marighella: reflexões e subsídios ao processo de implantação” é o resultado de encontros semanais iniciados em janeiro de 2013, realizados pelo grupo de trabalho envolvido na discussão da criação do Memorial. Por iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o local para abrigar a memória da luta contra a ditadura já está garantido. O Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC) disponibilizou dois imóveis localizados no Pelourinho, que serão reformados e adaptados a construção do Memorial da Resistência Carlos 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

OFICINA DE TEATRO


Pawlo Cidade transformado em Pantomímico/Foto: Fábio Nascimento

A partir do mês de julho, a Comunidade Tia Marita vai oferecer uma série de oficinas de Teatro. O projeto está em fase de elaboração pelo Diretor Artístico e Executivo da Comunidade, o professor Pawlo Cidade. A princípio, os cursos serão destinados à jovens e adultos. Fiquem atentos. Maiores informações poderão ser dadas neste blog ou no blog: