quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Representantes de toda a Bahia se reúnem na V Conferência Estadual de Cultura neste fim de semana, em Camaçari


Aproximadamente 900 participantes de todo o estado se reúnem neste sábado e domingo para debater os rumos das políticas públicas para a cultura. Na programação, além de grupos de discussões, haverá a primeira eleição do Conselho Estadual de Cultura

Artistas, produtores, pesquisadores e protagonistas da Cultura de toda a Bahia se reúnem nos próximos dias 12 e 13, em Camaçari, na Cidade do Saber, para a etapa final das conferências de Cultura na Bahia. É a V Conferência Estadual de Cultura (V CEC), que traz como tema Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura. ”A Conferência é um processo essencial da articulação entre a Secretaria de Cultura e a sociedade civil e comunidade cultural, um momento privilegiado de ausculta e de debate. Nela um dos direitos culturais básicos – participar, discutir e influenciar nas políticas culturais – é exercido. Trata-se de um lugar vital para a elaboração das políticas culturais que a SecultBA desenvolve”, afirma o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.

Além de Rubim, estarão presentes na conferência o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, o  secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata-Machado e o secretário Executivo do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso. A V CEC é a culminância de um processo de debates sobre políticas culturais na Bahia, que começou em junho deste ano. Desde então, foram realizadas 358 conferências municipais, 27 conferências territoriais e 26 conferências setoriais (sendo que 18 elegeram delegados).

Em sua quinta edição, a Conferência Estadual reúne representantes de toda a Bahia para construir políticas culturais, baseadas em princípios democráticos e republicanos. Os participantes terão a oportunidade de elaborar novas propostas que nortearão ações da SecultBA.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TEATRO É DESTAQUE NA CONFERÊNCIA SETORIAL

Foto: Gabriel Camões

A classe teatral da Bahia foi um dos segmentos que elegeu representantes setoriais para a V Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá entre os dias 12 e 13 deste mês, em Camaçari. Além da eleição que escolheu dois representantes do poder público e três da sociedade civil, o segmento também discutiu e formulou propostas para o Plano Setorial de Teatro.

“Esse momento representa a participação da sociedade na construção da cultura. Não se tem como trabalhar longe das demandas da sociedade. É preciso estar junto da sociedade civil para cumprir o papel de inserção para a transformação social”, explica Maria Mariguella, eleita como representante do poder público.

PLANO SETORIAL DE TEATRO – O plano setorial foi formulado seguindo o Plano Nacional de Cultura, Plano Nacional Setorial de Teatro e Plano Estadual de Cultura da Bahia. As propostas são norteadas pelos eixos de Estado, diversidade, acesso, desenvolvimento sustentável, participação social, formação, transversalidade.

“A conferência é o inicio da construção do plano setorial. É o encontro de gente que faz teatro para que nossa linguagem tenha uma dimensão mais ampla”, explica o eleito como representante da sociedade civil e também membro do setorial de teatro, Gordo Neto.

PROPOSTAS – Dentre as propostas destacam-se a implementação de política de apoio ao teatro, promoção à diversidade nas manifestações teatrais e incentivo do teatro na escola. Também foram elencadas sugestões de realização de cursos e oficinas que promovam o teatro na periferia, chamadas públicas para realização de espetáculos em espaços públicos e ônibus e a criação de uma comissão para elaborar uma matriz curricular de teatro nas escolas.

Confira abaixo a lista de delegados do setorial de Teatro eleitos para a V Conferência Estadual de Cultura:

Poder Público
Maria Mariguella – 1º Titular – 9 votos
Paulo dos Santos – 2º Titular – 6 votos
Elivelton Cândido Salles – 1º Suplente – 5 votos
Eujacio Muniz – 2º Suplente – 4 votos

Sociedade Civil
Gordo Neto -  1º Titular – 7 votos
Luciano Santana – 2º Titular –  6 votos
Ivana Santana – 3º Titular – 5 votos
Anderson Guimarães – 1º Suplente – 4 votos
Maiara Santana – 2º  Suplente – 3 votos
Adão Duarte – 3º Suplente – 2 votos

NOTA DO BLOG: O presidente do Colegiado Setorial de Teatro na Bahia é o Secretário Geral do CMC de Ilhéus e Diretor Artístico da Tia Marita, Pawlo Cidade.Como foi eleito na Conferência Municipal de Cultura como delegado direto da Conferência Estadual, não concorreu pela Setorial.