quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Representantes de toda a Bahia se reúnem na V Conferência Estadual de Cultura neste fim de semana, em Camaçari


Aproximadamente 900 participantes de todo o estado se reúnem neste sábado e domingo para debater os rumos das políticas públicas para a cultura. Na programação, além de grupos de discussões, haverá a primeira eleição do Conselho Estadual de Cultura

Artistas, produtores, pesquisadores e protagonistas da Cultura de toda a Bahia se reúnem nos próximos dias 12 e 13, em Camaçari, na Cidade do Saber, para a etapa final das conferências de Cultura na Bahia. É a V Conferência Estadual de Cultura (V CEC), que traz como tema Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura. ”A Conferência é um processo essencial da articulação entre a Secretaria de Cultura e a sociedade civil e comunidade cultural, um momento privilegiado de ausculta e de debate. Nela um dos direitos culturais básicos – participar, discutir e influenciar nas políticas culturais – é exercido. Trata-se de um lugar vital para a elaboração das políticas culturais que a SecultBA desenvolve”, afirma o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.

Além de Rubim, estarão presentes na conferência o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, o  secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata-Machado e o secretário Executivo do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso. A V CEC é a culminância de um processo de debates sobre políticas culturais na Bahia, que começou em junho deste ano. Desde então, foram realizadas 358 conferências municipais, 27 conferências territoriais e 26 conferências setoriais (sendo que 18 elegeram delegados).

Em sua quinta edição, a Conferência Estadual reúne representantes de toda a Bahia para construir políticas culturais, baseadas em princípios democráticos e republicanos. Os participantes terão a oportunidade de elaborar novas propostas que nortearão ações da SecultBA.


A superintendente de Desenvolvimento Territorial da Bahia, Taiane Fernandes, comemora os resultados alcançados até agora, que demonstram o amadurecimento do setor e a acentuada participação de protagonistas da Cultura de toda a Bahia. “Teremos na Conferência Estadual uma representatividade efetiva da Bahia. Estamos cumprindo os objetivos estabelecidos na Lei Orgânica de Cultura, que posiciona a realização das conferências como parte fundamental do Sistema Estadual de Cultura”, enfatiza.
Programação
A programação da V Conferência Estadual de Cultura contempla uma diversidade de trabalhos, como, por exemplo, a conferência sobre a política do Ministério da Cultura e a implementação do Sistema Nacional de Cultura, e uma mesa redonda com o tema “Sistemas de Cultura”. Haverá, ainda, rodas de conversa com temáticas relevantes como Cultura e Desenvolvimento, Planos de Cultura, Formação em Cultura, Território e identidade, Organização do campo da cultura. Além das discussões, o público será presenteado com uma programação artística que inclui o grupo Chegança Feminina, o grupo de Samba de Roda Espermacete, e as cantoras Nadja Meireles e Dayna Lins.
O Ministério da Cultura também estará presente através do “Balcão de Atendimento da Cultura”, onde sua equipe da Representação Regional da Bahia e Sergipe vai buscar aproximar os agentes, dirigentes e produtores culturais das políticas do Ministério. No Balcão, será possível esclarecer dúvidas e obter informações sobre editais, com direito a materiais informativos.
A V Conferência Estadual de Cultura da Bahia poderá contribuir com as políticas públicas para a Cultura no Brasil através da eleição de até 50 delegados para representarem o estado na III Conferência Nacional de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura, que será realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro.
Primeira eleição do Conselho Estadual de Cultura será realizada durante a V CEC
O estado da Bahia será o primeiro a realizar eleições para o Conselho Estadual de Cultura, como mais um passo do processo de institucionalização e consolidação de uma política cultural democrática e participativa. Criado em 1967, como órgão colegiado à Secretaria de Cultura da Bahia, o Conselho Estadual de Cultura sempre foi composto por representantes da sociedade civil indicados pelo Governo do Estado. A Lei Orgânica da Cultura da Bahia (12.365/2011), aprovada em 30 de novembro de 2011, muda essa regra e prevê que “a indicação dos conselheiros da sociedade civil deve ser feita por meio de eleição, atendendo a critérios que contemplem segmentos culturais, processos do fazer cultural e territorialidade, na forma definida em ato do Poder Executivo”.
Nesta V Conferência de Cultura da Bahia serão eleitos 10 membros titulares e 10 membros suplentes da sociedade civil, representando os territórios de identidade da Bahia.  Na portaria 281/13, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 02 de agosto, e assinada pelo secretário Albino Rubim, estão determinadas as regras para o processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que dará posse aos 20 representantes territoriais. No entanto, a Portaria nº 320, de 19 de setembro de 2013 altera a Portaria nº 281, e passa a permitir que delegados eleitos na etapa municipal para a etapa estadual também sejam candidatos a membros do Conselho, ampliando o número de candidatos da sociedade civil que poderão representar seus territórios de identidade, democratizando e qualificando ainda mais a atuação do Conselho.
Sobre a Conferência – Instância de participação, consulta e controle social da política cultural, prevista na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (12.365/2011), que institui o Sistema Estadual de Cultura. Realizada a cada dois anos, este espaço de diálogo entre a sociedade civil e os poderes públicos municipal, estadual e federal consolida o processo de construção de políticas culturais fundadas em princípios democráticos e republicanos.
Além de promover debates, encontros, formação, elaborar propostas e eleger delegados para a Conferência Nacional, a V Conferência irá eleger 10 titulares e 10 suplentes da sociedade civil para compor o Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Esta é mais uma importante conquista para a Cultura no estado da Bahia.
Serviço
V Conferência Estadual de Cultura
Quando: 12 e 13 de outubro de 2013 (sábado e domingo), a partir das 8 horas.
Onde: Cidade do Saber
Rua do Telégrafo, s/n, Bairro do Natal, Camaçari/BA
Aberta à participação pública | Entrada gratuita
Informações: www.culturabahia.com
Programação da V Conferência Estadual de Cultura
12 de outubro
8h – Credenciamento
Balcão de atendimento do Ministério da Cultura
8:30h - Apresentação da Chegança Feminina
9h – Mesa de abertura
Governo do Estado da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Ministério da Cultura
Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia
Conselho Estadual de Cultura da Bahia
10h – Mesa-redonda: Sistemas de Cultura (teatro)
Albino Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Bernardo Mata-Machado – Secretário de Articulação Institucional do Minc
Vital Vasconcelos – Secretário de Cultura de Camaçari
Fernando Guerreiro – Presidente da Fundação Gregório de Mattos
14h – Conferência políticas do Ministério da Cultura e a implementação do SNC
Marcelo Pedroso  – Secretário Executivo do Ministério da Cultura
15h – Rodas de conversa temáticas (salas no 1º e 2º andar do teatro):
1. Cidadania e Direitos Culturais
Ana Aragão – Mestre em Cultura e Sociedade e Especialista em Direito do Estado
Verônica Aquino – Diretora de Fomento da SecultBA
2. Cultura e Desenvolvimento
Paulo Miguez – Economista, Mestre em Administração e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea
Carlos Paiva – Superintendente de Promoção Cultural da SecultBA
3. Cultura e Comunicação
Pola Ribeiro – Cineasta e Diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
Marcelo Rezende – Curador, Editor e Diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) da SecultBA
Ana Amorim -Diretora da Biblioteca Virtual Dois de Julho da FPC/SecultBA
4. Planos de Cultura
Sophia Rocha – Produtora Cultural e Mestre Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
Taiane Fernandes – Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA
5. Formação em Cultura
Fernando Marinho – Músico, ator, diretor, artista visual e diretor de produção
Laura Bezerra- Assessora de Formação em Cultura da  SecultBA
Beth Rangel – Diretora do Centro de Formação em Artes da Funceb/SecultBA
6. Redes e espaços culturais
Luana Vilutis – Mestre Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
Giuliana Kauark – Diretora de Espaços Culturais da SecultBA
7. Memória Cultural
Dejanira Luz – Presidente do Centro Cultural Màrìwó “Nega Daza Brasilina” -
Fátima Fróes – Diretora Geral da Fundação Pedro Calmon (FPC) da SecultBA
Frederico Mendonça – Diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da SecultBA
8. Território e identidade
Thiago Xavier – Diretor de Planejamento Territorial da Seplan
Sandro Magalhães – Diretor de Territorialização da Cultura da SecultBA -
9. Cultura e tecnologias contemporâneas
Messias Bandeira – Músico, Jornalista e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea
Diogo Carvalho – Assessor de Culturas Digitais e Juventude da SecultBA
10. Organização do campo da cultura
Albino Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Gordo Neto – Ator e diretor de Teatro -
Gleciara Ramos – Artista plástica e Secretária Geral do Conselho Nacional de Cineclubes
17h – Elaboração de propostas nas Rodas de Conversa para conferência estadual e nacional
19h – Encerramento
20:30h – Show musical com a cantora Nádja Meireles (Praça da Simpatia)
22:30h – Show musical com a cantora Dayna Lins (Praça da Simpatia)
Dia 13 de outubro de 2013 (domingo)
8:30h – Apresentação da Chegança Feminina
9h – Apresentação e discussão de propostas da Conferência Estadual e para a III Conferência Nacional
14h – Plenária Final
Eleição de Delegados para a III Conferência Nacional de Cultura
Eleição dos Membros (Territoriais) do Conselho Estadual de Cultura
18h – Encerramento

FONTE: SECULT


Nenhum comentário: