sábado, 6 de agosto de 2011

VALEU, ANDERSON!

"Bem aventurados os que não morrem estagnados, benditos sejam os que evoluem" (O QUADRO)

Não conheci Anderson Melo surfando, nem tampouco jogando capoeira - coisas que ele sabe fazer de olhos fechados. Mas, discutindo políticas públicas de Cultura. Pensando numa estratégia melhor para que os municípios do Litoral Sul pudessem avançar. Anderson é um dos poucos caras que a gente aprende a admirar com facilidade. Cauteloso, homem de poucas falas, porém, de muita ação. Valeu, Anderson! Sucesso nesta nova caminhada. 
Abaixo, sua carta de despedida:

É difícil escrever quando não se sabe ao certo os destinatários e a quem se interessa a informação, mas é certo que uma diversidade de pessoas irão receber esse e-mail.
E Diversidade, é uma palavra constante no “diálogo cultural” que vivi nos último 27 meses (Abril de 2009 – Julho de 2010) na função de Representante Territorial de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no Território Litoral Sul.
O nome da função é tão complexo quanto à mesma e ainda hoje vivemos por definir tal papel. No entanto, certas, foram às conquistas e desenvolvimento das políticas culturais que tivemos o prazer de vivenciar e contribuir nesse período.

Para mim, uma oportunidade única de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento. Papel sem dúvida difícil, mas acima de tudo desafiador, ainda mais para alguém com pouca experiência.
Agradeço as muitas contribuições que recebi ao longo desse tempo dos colegas da SECULT, gestores, agentes e artistas, poderia ser injusto ao citar nomes, pois estaria propenso a falhar e ser injusto ao esquecer alguém.

Seguirei em busca de novas conquistas pessoais e profissionais que não me permitiam a continuação da função de Representante Territorial de Cultura.
Aos fazedores da cultura do Litoral Sul tenham certeza a que Secretaria de Cultura do Estado da Bahia continua a disposição e já está se mobilizando para substituição do cargo.

Lembro a todos que nosso território tem grandes potenciais culturais e pessoas bastante qualificadas e dispostas a contribuir com o desenvolvimento cultural.

Mais uma vez o agradecimento a cada um de vocês que recebem este e-mail e o desejo de muito sucesso a todos e de um encontro breve, pela música ou pelas rodas de capoeira!!!

"Viver bem é viver mais! Viver sorrindo é viver em paz! Seja feliz, abrace o irmão! Não importa a cor ou religião!..." SURURU BAIÃO

06 de agosto de 2011

Anderson de Melo Silva
TEL. 73 88232122

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FAEGSUL TEM REUNIÃO SEGUNDA-FEIRA, 08 DE AGOSTO, NO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO, EM ITABUNA

Reunião do FAEGSul

O FAEGSUL É REFERÊNCIA NA DISCUSSÃO E PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA NO TERRITÓRIO LITORAL SUL

O mês de Agosto será marcado por uma série de Conferências Municipais que ocorrerão nos diversos municípios do Litoral Sul da Bahia. Pensando em auxiliar, contribuir e orientar na execução de cada uma delas, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - FAEGSUL se reúne com o Representante Territorial de Cultura, Anderson Melo, nesta segunda-feira, dia 08 de Agosto, no Centro de Cultura Adonias Filho.

As Conferências são instrumentos importantíssimos de articulação do Sistema Municipal de Cultura. É a reunião de todos os integrantes dos Fóruns de Cultura, contando, também, com a participação dos agentes do Sistema Municipal, grupos culturais e cidadãos interessados. 

Para as cidades que ainda não possuem Conselho Municipal de Política Cultural, as Conferências, tendo em vista a ampla participação de todos os segmentos da sociedade, em muitos casos, vem se tornando um foro privilegiado para a escolha de membros do Conselho e  na construção de diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.

Na pauta de discussão desta reunião está ainda a Caravana FUNCEB - preparatória para a Conferência Setorial; a Conferência Territorial de Cultura; Editais Abertos; Proposta de Consórcio entre municípios para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e o que ocorrer.

"Queremos mais uma vez contar com a participação de todos os representantes dos 26 municípios do Território. Juntos podemos construir um região cultural forte, dinâmica e participativa", declarou o presidente do Faeg, Pawlo Cidade.

SERVIÇO

O quê? REUNIÃO DO FAEGSUL
Quando? 08 de Agosto de 2011
Onde? Centro de Cultura Adonias Filho
Horário? 09h00
Público Alvo? Artistas, produtores culturais, gestores e interessados em Arte e Cultura.  

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Palmares realiza “Seminário Nacional – A cultura como veículo de erradicação da miséria”

No próximo dia 22 de agosto, a Fundação Cultural Palmares (FCP) completará 23 anos. Como parte das comemorações, a FCP promoverá, de 16 a 18 de agosto de 2011, o “Seminário Nacional – A cultura como veículo de erradicação da miséria”. O encontro será realizado no Hotel St. Peter, em Brasília.
Alinhado aos objetivos do Plano Brasil Sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, o evento tem por proposta discutir as possibilidades e as manifestações da cultura afro-brasileira, a fim de contribuir para a construção de um país sem pobreza.
O seminário trará para debate os seguintes temas: Cultura, inclusão social e cidadania; Cultura: erradicar a miséria e ampliar a cidadania; e Juventude negra e o legado cultural afro-brasileiro. Para participar, será necessário inscrever-se pelo site da Palmares, preenchendo este formulário. As vagas são limitadas e apenas os 100 primeiros inscritos poderão participar do evento.
No encerramento das comemorações, será prestada uma homenagem Post Mortem ao ativista negro Abdias Nascimento. Este ano, o Troféu Palmares, entregue a pessoas que contribuíram na promoção e valorização da cultura afro-brasileira, será exclusivamente para honrar sua memória e seus feitos.
Haverá também uma celebração à música afro-brasileira, com shows da cantora Leci Brandão e do rapper GOG, finalizando a programação no Teatro Nacional de Brasília.
Serviço

O quê: Seminário Nacional – A cultura como veículo de erradicação da miséria
Quando: de 16 a 18 de agosto
Onde: Hotel St. Peter – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02, Bloco D. Brasília-DF
Inscrições: clique aqui 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Editais do IPAC inauguram Memorial Adonias Filho


Foi inaugurado ontem, dia 02 (agosto, 2011), na cidade de Itajuípe, a 425 km de Salvador, o Memorial Adonias Filho. A iniciativa integra o programa de editais que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura (SecultBA), vem desenvolvendo desde 2008 em todo o Estado. O objetivo é preservar, dinamizar e difundir acervos pertencentes a instituições museais privadas, comunitárias e públicas da Bahia.
Além dos museus, os Editais do IPAC auxiliam na preservação dos patrimônios edificados baianos, em ações de dinamização e educação patrimonial. De 2008 a 2010, o IPAC já investiu, via Fundo de Cultura, mais de R$ 2 milhões em editais, beneficiando dezenas de municípios baianos com 72 projetos que estão sendo executados.
O proponente do memorial Adonias Filho foi a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abara), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajuípe (BA). De acordo com Silmara Oliveira, que elaborou o projeto, o memorial abriga exemplares da produção, títulos e homenagens rendidos a esse autor baiano, que foi jornalista, crítico literário e escritor. Atividades educativas, restauração e conservação do acervo cedido pela família de Adonias, novos registros de memória, textos acadêmicos, fotografias e audiovisuais complementam o acervo. Foi criado ainda o site para compartilhar e trocar informações sobre Adonias.

“Os editais permitem que a sociedade civil participe efetivamente das políticas públicas, garantindo ferramentas transparentes e democráticas na distribuição de recursos estaduais para as ações culturais”, explica o coordenador de Editais do IPAC, Layno Pedra. O projeto contemplou a abertura, proteção e promoção da memória de Adonias em Itajuípe, cidade onde ele nasceu. O espaço fica aberto das segundas às sextas-feiras, sempre das 8h as 12h, e das 14h as 18h. Mais informações sobre o Memorial são fornecidas através dos telefones (73) 3238-1137, 9929-5897 e endereço eletrônicosilmaraoliveira@gmail.com. Sobre os Editais do IPAC via telefones (71) 3117-6491 e 3117-6492, ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com. Outros dados do IPAC no site.

HISTÓRICO  Adonias Filho nasceu em Itajuípe a 27.11.1915. Iniciou estudos nessa cidade, concluiu secundário no Ginásio Ipiranga em Salvador (1934) quando ingressou no curso de jornalismo. Transferiu-se (1936) para o Rio. Ali, ganhou visibilidade nacional. Adonias Filho faleceu em sua fazenda em Ilhéus a 02.08.1990. No Rio, Adonias ampliou carreira jornalística, colaborou no Correio da Manhã, Estado de São Paulo e Folha da Manhã (SP), e no Jornal do Commercio (RJ). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (1966), membro do Conselho Federal de Cultura (1967, 1969, 1971 e 1973), presidente da Associação Brasileira de Imprensa (1972) e presidente do Conselho Federal de Cultura (1977-1990). Foi crítico literário nos Cadernos de Hora Presente (SP, 1937), jornal A Manhã (1944-1945), Jornal de Letras (1955-1960) e Diário de Notícias (1958-1960). Foi diretor da Editora A Noite (1946-1950), do Serviço Nacional de Teatro (1954), da Biblioteca Nacional (1961-1971) e da Agência Nacional do Ministério da Justiça. Originário da zona cacaueira do sul da Bahia, Adonias retirou desse ambiente o material para a sua obra de ficção, como o romance de estréia “Os servos da morte” (1946). Adonias faz parte do grupo de escritores que a partir de 1945 – terceira fase do Modernismo -, se inclinaram para um retorno a certas disciplinas formais, preocupados em realizar a sua obra, por um lado, mediante uma redução à pesquisa formal e de linguagem e, por outro, em ampliar sua significação do regional para o universal. Foi eleito em 14 de janeiro de 1965 para a Cadeira n. 21 da Academia Brasileira de Letras.Também produziu traduções de Willian Faulkner, Virginia Woolf e Graham Greene.

FOTOS – Flickr/SecultBA
Crédito Fotográfico obrigatório: Lei nº 9610/98
Assessoria de Comunicação – IPAC
Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) – (71) 8731-2641
Texto-base: estagiária Taiane Barros
Contatos: (71) 3117-6490, 3116-6673, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

Programas de crédito cultural para artistas e produtores



Em parceria com a DESENBAHIA, a Secretaria de Cultura oferece para o micro, pequeno e médio empresário do setor cultural programas de créditos com o objetivo de fortalecer e profissionalizar a economia da cultura do Estado da Bahia.
CrediFácil Bahia se divide em dois tipos de benefícios para empresas privadas, ou empresários individuais atuantes no setor cultural: Credifácil Cultura Fixo Credifácil Cultura Giro. Solicite seu CrediFácil Bahia  através do site do site DESENBAHIA na seção de formulários.
O CrediBahia Cultural é o programa de microcrédito destinado a empreendedores culturais que atuam ou residem em Salvador.Para solicitar o CrediBahia Cultural compareça a Central de Atendimento da Secretaria de Cultura.
Acesse os links para obter mais informações sobre as linhas de crédito:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

III ENCONTRO BAIANO DE MUSEUS SERÁ REALIZADO EM ILHÉUS

O Teatro Municipal será palco principal do Encontro Baiano de Museus

A cidade de Ilhéus, a 456 km de Salvador, vai sediar o III Encontro Baiano de Museus, que este ano tem como tema principal “Museu, Território e Inclusão Sociocultural”. O encontro anual é uma ação da Secretaria da Cultura através da Diretoria de Museus do IPAC e tem como principal objetivo discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e a melhoria do setor museológico, além de promover a troca de experiências entre profissionais da área.

A abertura acontece no dia 21 de setembro, às 8h30, no Teatro Municipal, com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos.

De 21 a 23 de setembro, serão discutidos sobre temas diversos como inclusão sociocultural, acessibilidade e desenvolvimento comunitário. Além de palestras, serão realizados minicursos, reunião das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários. O primeiro dia do encontro será dedicado à Conferência Setorial com a escolha dos delegados que irão representar os museólogos baianos na Conferência Estadual de Cultura.

Entre os palestrantes estão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Junior, o superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, o diretor do IBRAM, Mario Chagas, o professor José Claudio Alves de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia e a convidada internacional do encontro, a museóloga mexicana Miriam Arroyo. Com larga experiência na área de museus e escolas comunitárias, ela falará sobre “Museu, Território e Inclusão Sociocultural”.

O III Encontro Baiano de Museus irá movimentar vários espaços de Ilhéus, como a Academia de Letras, a Casa Jorge Amado, o Memorial Misael Tavares, o Teatro Municipal, além da praça Pedro Mattos onde serão realizadas diversas atividades culturais. “Fizemos questão de realizar este encontro no interior para reforçar nosso objetivo de desenvolver políticas públicas que promovam a integração dos vários espaços museais existentes no estado”, afirma Maria Célia Moura Santos, da Diretoria de Museus.

A cidade de Ilhéus foi escolhida para sediar o encontro através de votação, vencendo a disputa travada com as cidades de Salvador e Cachoeira. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, as expectativas são as melhores possíveis. “É um ganho cultural para a região que carece de mais informações sobre conservação, dinamização e difusão de seus acervos. Um evento dessa magnitude é tão importante quanto necessário para a atualização e requalificação dos profissionais do interior do estado e para a construção de políticas públicas para o setor”, afirma.

Aqueles que estiverem no evento poderão, ainda, participar de três minicursos: Inclusão Sociocultural em Museus com Gabriela Aidar, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Acessibilidade em Museus com Valéria Laena, do Memorial da Cultura Cearense, do Centro cultural Dragão do Mar (CE); e Museus, Territórios e Desenvolvimento Comunitário, com Miriam Arroyo.

Em 2010, o Encontro foi realizado em Salvador e contou com a participação de 48 instituições da capital e 31 do interior. Para este ano a expectativa é de superar este número. As inscrições para participar do encontro e dos minicursos estão abertas e podem ser feitas até 14 de setembro através do link http://tinyurl.com/encontrobaiano. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6381.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AMANHÃ TEM INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL ADONIAS FILHO EM ITAJUÍPE

MOSTRA FOR RAIBOW‏



A MOSTRA ITINERANTE do IV FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, acontecerá em 150 cineclubes de todo o Brasil, com filmes premiados e outros títulos exibidos nesta edição do festival. Estes filmes estarão concorrendo ao troféu Artur Guedes de Melhor Filme, selecionado por júri popular, em todas as localidades de exibição.  Na Cidade Itabuna, a Palestra será proferida pelo Sr José Antônio Fogueira Loiola, da Coordenação do Grupo Humanus, entidade pró ativa dos direitos da diversidade cultural no Território Litoral Sul da Bahia, seguida de debate.
A Mostra Itinerante do IV For Rainbow será realizada em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes, dentro do programa “Mostra Cá que Eu Mostro Lá".
Os cineblubes que participarão da itinerância do For Rainbow serão selecionados por chamada pública. As inscrições serão feitas on line neste site. Serão selecionados 50 cineclubes cearenses e mais 100 dos outros estados brasileiros.
Estes cines receberão uma maleta artesanal com o “kit For Rainbow”, contendo um DVD com filmes de curta e média metragem exibidos durante o IV For Rainbow, um catálogo, um CD com produtos gráficos para reprodução e textos de interesse da questão LGBT, um cartaz, produtos artesanais com motivos LGBT e camiseta para sorteio ao público das sessões itinerantes.

A ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE/ACAI - CINECLUBE PRAÇA DE IRÒKO, EM PARCERIA COM O GRUPO HUMANUS, O CINE MOCAMBA, O GRUPO AFRO ENCANTARTE E O TERRITÓRIO DE CIDADANIA LITORAL SUL, REALIZAM A MOSTRA FOR RAINBOW NA CIDADE DE ITABUNA.

DATA: 09 DE AGOSTO DE 2011
LOCAL: PONTO DE CULTURA ACAI
RUA INGLATERRA, 497. BAIRRO SÃO JUDAS TADEU. ITABUNA/BA. CEP: 45605 125.
HORÁRIO: 15h 00 min
ENTRADA FRANCA

CURTAS MOSTRA ITINERANTE:
(tempo total: 104 minutos)

Brincos de estrelas
Direção: Marcela Bertoletti - Rio de Janeiro/ RJ
Depois de tudo
Direção: Rafael Saar - Niterói/RJ
E agora Luke
Direção: Alan Nóbrega - Rio de Janeiro/RJ
Ensaio de cinema
Direção: Allan Ribeiro - Rio de Janeiro/RJ
Eu não quero voltar sozinho
Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP 
Felizes para sempre
Direção: Ricky Mastro - São Paulo/SP
GLOSSário
Direção: Fabinho Vieira - Fortaleza/CE 
Homofobia, lesbofobia e transfobia
Direção: Felipe Fernandes - Brasília/DF
Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista
Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio,
Lívia Carvalho e Xenda Amici - Santos/SP
On my Own
Direção: Yuri Yamamoto - Fortaleza/CE