segunda-feira, 30 de outubro de 2023

VAI COMEÇAR A 6a FESTA LITERÁRIA DE ILHÉUS



A 6ª Festa Literária de Ilhéus (FLI), intitulada “Os povos originários e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia,” está agendada para os dias 8, 9 e 10 de novembro. Este evento gratuito é organizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pela Academia de Letras de Ilhéus, em colaboração com a editora Editus e conta com o apoio da Fundação Pedro Calmon e da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

A FLI 2023 acontecerá em várias locações, incluindo o Teatro Municipal de Ilhéus, a Praça Pedro Matos, a rua Jorge Amado e a Academia de Letras de Ilhéus, e este ano prestará homenagem a Nádia Akawã Tupinambá. O evento visa reunir escritores e entusiastas de diversas formas artísticas para refletir sobre literatura, artes e suas relações com educação, inclusão e liberdade. Os participantes poderão desfrutar de palestras, bate-papos, lançamentos de livros, feira de livros, oficinas, música, arte, cultura e atividades especiais para crianças, incluindo contação de histórias, leituras e brincadeiras.

Nádia Akawã Tupinambá, a homenageada, é uma líder indígena que reside na Aldeia Tukum, no Território Tupinambá de Olivença, em Ilhéus. Ela possui licenciaturas em Artes e Linguagens e em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Além disso, Nádia é uma educadora indígena e popular, envolvida na formação de educadores indígenas na Bahia e em questões espirituais e medicinais. Ela é conhecida por seu trabalho com ervas medicinais, cerimônias espirituais, e como guardiã de saberes ancestrais e sementes nativas. Nádia também é uma terapeuta holística e condutora de práticas relacionadas à cura ancestral.

Acesse o instagram da Festa clicando aqui.
Acesse a programação completa clicando aqui.