sexta-feira, 9 de novembro de 2018

EDITAL GRAFIAS ELETRÔNICAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS


Artistas da palavra da capital baiana e do interior do estado terão uma ótima oportunidade de disseminar sua arte. Está aberto até 15 de dezembro, o Edital Grafias Eletrônicas - Edição 2018, que vai selecionar até 20 obras literárias que serão gravadas em audiovisual pelos próprios autores e apresentadas na TV, no rádio e na internet.

Os interessados devem enviar sua obra literária por escrito - sendo que a oralização desta deve ser realizada em até 60 segundos, no máximo - junto com o formulário de inscrição preenchido (em anexo) para o e-mail literatura.funceb@funceb.ba.gov.br

A inscrição também pode ser feita via postal com Aviso de Recebimento (A.R.), que servirá como comprovante de inscrição, para: Fundação Cultural do Estado da Bahia/Coordenação de Literatura: (Rua Guedes de Brito, nº 14, Pelourinho, Salvador-BA - CEP 40.020-260).

O edital Grafias Eletrônicas é promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB/ TVE/ Rádio Educadora).

Divulgação - Nesta 2ª edição o edital Grafias Eletrônicas vai selecionar até 20 textos literários, sendo pelo menos 6 deles de artistas do interior do Estado, levando em consideração os macro territórios de Identidade Cultural da Bahia, dando maior visibilidade à diversidade de estilos e entonações literárias do estado como um todo. 

Além disso, esta edição contará com uma tradução em Libras na veiculação dos interprogramas, viabilizando a fruição de pessoas com deficiência. Vale ressaltar que os textos literários, gravados em audiovisual, serão veiculados na programação da TV Educativa da Bahia, na Rádio Educadora FM (107.5) e no portal virtual do Irdeb. Também será veiculado no site www.fundacaocultural.ba.gov.br e no canal no Youtube da Funceb. 

A seleção dos textos será realizada por uma comissão composta por membros do quadro de servidores do poder público, nomeados pela Diretora Geral da Funceb, através de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Mais informações no edital disponível no site da Funceb e no DOE. 

Serviço: 
Inscrições para o Edital Grafias Eletrônicas - Edição 2018
Quando: 1º de novembro a 15 de dezembro de 2018
Como: Por e-mail: enviar formulário de inscrição preenchido e 1 produção literária por escrito (em formato PDF) para o e-mail literatura.funceb@funceb.ba.gov.br.
Via postal: por correspondência registrada e com Aviso de Recebimento (A.R.) para: Fundação Cultural do Estado da Bahia / Coordenação de Literatura - Rua Guedes de Brito, nº 14, Pelourinho, Salvador-BA - CEP 40.020-260.

Mais informações: Coordenação de Literatura da Funceb -literatura.funceb@funceb.ba.gov.br ou (71) 3324-8507 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h). 

SECRETARIA DA CULTURA DE ILHÉUS LANÇA SÉRIE "CULTURA É..." COM ARTISTAS LOCAIS


Mestra Janete Lainha, escritor Rodrigo Melo e o poeta José Delmo
Com o objetivo de dar visibilidade e valorizar o artista local, a Secretaria da Cultura de Ilhéus lança a série de depoimentos "Cultura é...", que trata da transversalidade da cultura e seu papel transformador na sociedade com artistas e produtores culturais do município. Foram definidos 10 temas, a exemplo de inclusão social, entretenimento, dança, teatro, literatura, gestão cultural, geração de emprego e renda, tradição, música e memória. Os vídeos serão produzidos em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e lançados semanalmente, até o final do ano.

Cijay, rapper; Mestre Ney, instrumentista e Mestre Gordo, mestre de Capoeira

O secretário da Cultura (Secult) de Ilhéus, Pawlo Cidade, disse que a ideia é mostrar cada vez mais que a cultura está em todas as áreas e como ela pode agir de forma impactante nas atividades artísticas. “Desta forma, ao ouvir os depoimentos e as experiências dos fazedores da cultura do município, compreendemos seu papel transformador na comunidade”, salienta.
Por sua vez, o chefe de Culturas Populares e Identitárias da Secult, Gilsonei Rodrigues, disse que os artistas foram escolhidos por uma comissão interna. “Levou-se em consideração o perfil, experiência e a produção artística dos últimos quatro anos. São muitos artistas, todos com enorme potencial e selecionamos 30 profissionais, o que não foi nada fácil diante do grande talento de cada um", lembrou.