terça-feira, 23 de abril de 2024

PLENÁRIA ITINERANTE DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 



Com o objetivo de levar as discussões sobre políticas culturais para os territórios e dialogar com artistas, gestores e fazedores culturais de toda a Bahia, o *Conselho Estadual de Cultura (CEC)* realiza as primeiras sessões plenárias itinerantes deste ano, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 26 de abril, a partir das 9h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. O principal assunto da pauta será a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que investirá mais de R$ 220 milhões na Bahia.

O diálogo já terá início na quinta-feira (25), quando acontecerá um bate-papo aberto ao público com a Comissão Provisória da PNAB, composta pelos conselheiros Pedro da Silva Filho, Marcos Porto, Jean Lopes, Fábio Mendes e David Terra. Com o objetivo discutir e formular propostas para a execução da PNAB no estado, a comissão apresentará as bases da Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que institui a PNAB, e em seguida será aberto o momento de escuta da comunidade cultural do território. O Encontro acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a partir das 18h.

E a discussão terá continuidade na sexta-feira (26), quando acontecem a 2ª e 3ª sessões plenárias ordinárias do CEC, que reunirão conselheiros da sociedade civil e do poder público. Na ocasião, artistas, gestores e fazedores de cultura terão a chance de dialogar diretamente com gestores da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa). Além do diálogo sobre a PNAB, serão entregues moções de aplausos a artistas e fazedores de cultura de destaque no território Sudoeste Baiano.

“Iniciamos o debate sobre a PNAB na primeira sessão plenária do ano, quando formamos a comissão, e agora o intuito é aprofundar e ampliar esse diálogo para que as ações e editais da PNAB atendam às expectativas dos fazedores de cultura”, destacou o presidente do CEC, Gilmar de Faro Telles.

Outras agendas – Além das sessões itinerantes em Vitória da Conquista, uma equipe do CEC realizará visitas a outros municípios do Sudoeste Baiano para conversas com gestores municipais e comunidades culturais locais. As visitas serão realizadas ao município de Belo Campo, na terça-feira (23), Itapetinga, na quarta-feira (24), e Barra do Choça, na quinta-feira (25).

Fonte: ASCOM/CEC

720 AGENTES CULTURAIS DE TODO O PAÍS PARTICIPARÃO DO PESQUISA-AÇÃO





Pesquisa-ação: Agentes Culturais Democráticos, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), divulga os agentes culturais que irão participar das atividades do projeto. Com intuito de atender a demanda, as vagas foram aumentadas em 20%, chegando a 720 agentes de todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Vinte e três estados tiveram 100% das demandas atendidas, apenas os estados da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Distrito Federal tiveram mais inscritos que vagas disponíveis, necessitando um corte a partir dos critérios previstos na seleção.

O projeto tem o objetivo de produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências dos agentes culturais de todo o Brasil, para estimular e aprimorar as ações culturais democráticas na atual conjuntura vivida no país. O projeto se insere nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do MinC, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), com ênfase na formação de gestores e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil.

As atividades de ambientação no Moodle começam no dia 13 de maio, e a aula inaugural será no dia 16 de maio, das 18h30 às 20h. A partir daí, todas as quintas-feiras até setembro de 2024 acontecerão encontros síncronos entre os grupos. Serão 13 módulos que funcionam como eixos temáticos para os encontros de compartilhamento e troca de saberes entre pesquisadores, auxiliares de pesquisa e agentes culturais envolvidos na pesquisa-ação.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo executado administrativamente pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex). 


Fonte: