quinta-feira, 14 de julho de 2011

JOÃO ROBERTO PEIXE EM SALVADOR

 Peixe esteve em Ilhéus na Conferência Estadual em 2009

No próximo dia 19 de julho (terça-feira), a partir das 19h, na Galeria do Conselho de Cultura, acontece a quarta edição do Fórum de Políticas Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em parceria com a Representação Regional da Bahia do Ministério da Cultura (MinC). Nesta edição, o Fórum traz a Salvador João Roberto Peixe, Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, para discutir o “Sistema Nacional de Cultura”. Antes de João Roberto Peixe, participaram do Fórum Marta Porto, Claudia Leitão, e Antônio Grassi discutindo questões sobre Cidadania Cultural, Economia Criativa e Fomento às artes, respectivamente.

O objetivo do Fórum de Políticas Culturais é realizar uma série de encontros visando a discussão sobre políticas e gestão cultural no país. Dessa forma, ele possibilita a aproximação de gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia à visão do Ministério da Cultura sobre os temas discutidos. O Fórum visa também o fortalecimento das ações e programas existentes, auxiliando o seu desenvolvimento e contribuindo assim para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.
O Fórum de Políticas Culturais acontece até novembro de 2011 e trará a Salvador ainda nomes como Sérgio Mamberti (ex-presidente da Funarte), Marcelo Dantas, além da própria ministra de Estado da Cultura, Ana Buarque de Hollanda.

Plano Nacional de Cultura
O Plano Nacional de Cultura (PNC) tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do País.
Previsto na Constituição Federal desde a aprovação da emenda 48 em 2005, o PNC encontra-se em fase de sistematização das diretrizes elaboradas e pactuadas entre Estado e sociedade, por meio da realização de pesquisas e estudos e de debates e encontros participativos como a 1ª Conferência Nacional de Cultura, Câmaras Setoriais, Fóruns e Seminários.

SERVIÇO
O quê: Fórum de Políticas Culturais com João Roberto Peixe – Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura
Quando: 19 de junho (terça) – 19h - Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas do auditório) – na Galeria do Conselho, Palácio da Aclamação (anexo), Av. Sete de Setembro, 1330, CEP: 40.080-001 Salvador – BA.
Informações: (71) 3103-3412

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Prezados Agentes, Artistas, Gestores, Empreendedores culturais e demais interessados.


 Torre da Uesc
Convidamos a todos para participação na Reunião de Planejamento das Conferências Municipais de Cultura do Território Litoral Sul que acontecerá dentro da reunião ordinária do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul (FAEG-SUL) no dia 14 de julho de 2011 às 9h00 no Auditório do 5° andar da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
As Conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor politicas, programas e ações para serem desenvolvidos nos proximos anos.
O tema das Conferências Municipais de Cultura deste ano é PLANEJAR É PRECISO - Consolidação dos Planos de Cultura. O objetivo da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia - é propor estratégias que decidirão os caminhos da nossa cultura. A partir das Conferências, serão escolhidos os projetos para elaboração dos Planos de Cultura do Município, do Território e do Estado.

Participe do desenvolvimento cultural da sua cidade.

Atenciosamente,

Anderson de Melo Silva
Representante Territorial de Cultura - Litoral Sul

terça-feira, 12 de julho de 2011

Artesanato baiano é destaque no Salão do Turismo de São Paulo


A cerâmica de Barra e Maragogipinho; a cestaria de Santa Brígida, Boa Nova e Itiúba; a tecelagem de Rodelas e São Sebastião do Passe; as esculturas de madeira de Feira de Santana; o bordado de Rio de Contas e Inhambupe; a arte em retalho de Nova Soure e os orixás de metal de Salvador são algumas das atrações baianas que o Instituto Mauá promove na 6ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, de 13 a 17 de julho, em São Paulo.  Ao todo, 18 municípios e cerca de 400 artesãos serão diretamente beneficiados com a divulgação, promoção e comercialização de suas peças durante os cinco dias do evento.

Em 2010, o Salão recebeu mais de 109 mil visitantes, movimentando R$ 7,9 milhões em produtos e serviços turísticos. Apenas no módulo Vitrine Brasil, que reúne, justamente, artesanato, moda, gastronomia, produtos da agricultura familiar e manifestações artísticas, as vendas ultrapassaram a marca de 1,2 milhão.

Fonte: SECULT