terça-feira, 13 de setembro de 2011

Festival CulturaDigital.Br seleciona projetos


O Festival de CulturaDigital.Br acontecerá de 2 a 4 de dezembro no Rio de Janeiro e abre até o dia 30 de setembro a Chamada Pública Internacional de Atividades, com o objetivo tanto de realizar de forma colaborativa a definição das atividades, quanto mapear os projetos, ideias e redes que trabalham na intersecção entre cultura, política e tecnologia pelo mundo e compartilhar o processo no site do Festival.

As propostas serão selecionadas por curadores do Festival.  A votação do público impacta a escolha, mas não é decisiva. Um grupo de profissionais é responsável por avaliar cada projeto recebido, assim como analisar pontos complementares e comuns entre eles, para orquestrar um conjunto final de programação, que contemple as diversas perspectivas da cultura digital.

Os selecionados terão sua ida ao Festival viabilizada pela organização do evento, que arcará com os custos de transporte (até o Rio de Janeiro e de volta à cidade de origem) e hospedagem durante os dias do evento em quarto individual ou duplo de hotel. Alimentação e demais despesas ficam por conta do participante.
O Festival
Mais do que um evento para exposição de ideias e projetos, o Festival CulturaDigital.Br é um momento de encontro de agentes da cultura digital brasileira com seus pares no mundo. São realizadores, produtores, ativistas que atuam na intersecção entre cultura, política e tecnologia, promovendo inovações.

De 02 a 04 de dezembro, o MAM-Rio e o Cine Odeon, no Rio de Janeiro, serão ocupados por palestras, debates, encontros, atividades mão na massa, exibições e performances artísticas. A proposta é articular referências mundiais e redes expressivas, a partir de questões relevantes da conjuntura nacional e global – como a função da propriedade intelectual na era do conhecimento e os avanços do movimento software livre, que integram a essência da cultura digital.

A terceira edição do Festival CulturaDigital.Br emerge no cenário de massificação e apropriação das tecnologias por jovens realizadores com um perfil marcante: eles não se encaixam no que compreendemos sobre organizações e nem estão ligados a filiações ideológicas rígidas. Também estão muito mais preocupados com a prática e o processo, descrevendo e transformando a realidade.
Neste debate, técnica e política jamais podem ser observadas em blocos separados. Não se trata de um movimento de negação da política, mas de confrontação das estruturas caducas. O Festival CulturaDigital.Br é uma realização da Casa da Cultura Digital, um cluster criativo na cidade de São Paulo, que abriga mais de 15 instituições.

Mais informações:

Nenhum comentário: