terça-feira, 26 de setembro de 2017

CULTURA, A CEREJA DO BOLO?

Bernardo Machado é um dos palestrantes do Seminário
Seminário de cultura promovido pela Comunidade Tia Marita é o maior da área já realizado no Território Litoral Sul. (Arte: Divulgação).
Não é raro nos depararmos com discursos e medidas que colocam e usam a cultura como um mero adereço para alavancar negócios, enriquecer destinos turísticos, valorizar marcas e empresas, entre outros. Nesse sentido, a cultura é sempre vista como uma espécie de “cereja do bolo”, aquele algo a mais que serve a outras demandas mais importantes, um acessório.
É com a intenção de contribuir para desmistificar essa ideia equivocada, que será realizado nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro o Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Culturais: o lugar da cultura na Gestão Pública”, na cidade de Ilhéus.
A ideia é evidenciar a cultura como elemento crucial no desenvolvimento econômico dos municípios, é o que afirma Pawlo Cidade, ativista cultural, servidor público municipal de Ilhéus e curador do seminário.
Para além disso, o seminário objetiva também construir espaços de diálogo entre artistas, gestores culturais, pesquisadores, conselheiros de cultura, professores e interessados na área da cultura de todos os territórios de identidade da Bahia, visando fomentar um consórcio cultural entre os municípios da região.
“A Cultura sempre fica de fora dos planos de governo. Nunca é vista como elemento estratégico das ações governamentais. Nesse sentido, fizemos uma curadoria com foco na gestão da cultura, trazendo discussões, rodas de conversas e debates onde a cultura assume seu protagonismo e é apontada como política pública de excelência para os municípios da Bahia”, Ressalta Pawlo Cidade a respeito da importância do evento.
A programação do seminário conta com palestras, debates e rodas de conversa. Dentre os palestrantes e debatedores que virão a Ilhéus estão o cientista político e historiador Bernardo da Mata Machado; o ex-secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e a socióloga Cláudia Leitão, uma das maiores especialistas em Economia Criativa do Brasil, entre outros articuladores culturais da região.
O Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Públicas” está sendo promovido pela Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, da Córdula Responsabilidade Cultural e do Fórum dos Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-SUL). Possui também o apoio cultural da Pró Reitoria de Extensão da UESC e do SEBRAE, além do apoio estrutural da Ilhéus FM, ITEIA, Restaurante Gabriela e Espaço Cultural Bataclan.

COMUNIDADE TIA MARITA

A Comunidade Tia Marita é uma organização da sociedade civil criada em 2008 por um grupo de teatro dirigido por Pawlo Cidade com o objetivo de prestar consultoria e assessoria na gestão cultural e em projetos culturais, sobretudo ligados às artes cênicas. Nos últimos três anos, produziu e executou diversos projetos, como o “Teatro Jovem: Desenvolvimento Pessoal e Social Através do Teatro”; “Seminário Teatro e Teatralidades: Conversas e convergências”; “Exposição Índios na Janela”; “Festival de Dança Itacaré: Ano VI”, entre outras ações.
programação_seminário.jpg
Programação de abertura conta com palestra da socióloga Dra. Cláudia Leitão com o tema: “O Papel Estratégico da Economia Criativa nas Políticas Públicas de Cultura dos Municípios”. (Arte: Divulgação).
Então, se você deseja participar deste seminário, corra! As inscrições se encerram amanhã (26) e devem ser feitas por meio de preenchimento do formulário virtual. O evento é gratuito e tem início no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus. Para maiores informações, acesse o blog: www.gestaodacultura.blogspot.com
Fonte: I´MIDIA

Nenhum comentário: