quarta-feira, 21 de novembro de 2012

JANE HILDA PROMOVE WORKSHOP DE ARTES PLÁSTICAS NO SÁBADO, 24 DE NOVEMBRO.



Acontece neste sábado, 24 de novembro, na Casa Jorge Amado de Ilhéus, o Workshop “O Despertar dos Dons”, promovido pela artista plástica Jane Hilda Badaró, (foto) com a participação especial da artista e professora Marlove Quadros, que coordenará as oficinas. O workshop tem por objetivo promover vivências, sensibilização artística e descoberta de novos talentos, e é direcionado para 25 estudantes, na faixa etária de 12 a 18 anos, selecionados dentre alunos do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira.

Em outubro p.p., Jane Hilda participou, como expositora, do Salão Internacional de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris, sob a chancela do Ministério da Cultura do Brasil, através do programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.  A artista ilheense levou para Paris telas da série pintada em homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, de modo a fazê-lo presente e homenageado também naquele evento.

Na oportunidade, João Jorge Amado, filho do escritor, (foto abaixo) esteve no Salão especialmente para visitar o estande 41, da curadora Heloíza de Aquino - onde estavam expostas as telas “Retrato de Jorge Amado”, Bataclan”, “ Gabriela e Nacib” e “O Menino Grapiúna II”, dentre outras.  Segundo Jane Hilda, “a experiência foi riquíssima, pois ali estiveram cerca de 450 expositores, de várias nacionalidades, com temáticas e técnicas diversificadas, divididos em quase uma centena de estandes.”


Visando dar um cunho social ao trabalho que realiza,  e oportunizar a socialização desta experiência com adolescentes e jovens da escola pública da cidade, a artista formatou o workshop “O Despertar dos Dons”, para através de conversas, vídeos, fotografias, e outras vivências, auxiliar na ampliação dos horizontes culturais dos mesmos”. A atividade  será desenvolvida juntamente com Marlove Quadros, que é Arte-Educadora, professora de História da Arte do Colégio Vitória, Arteterapeuta pela Universidade Católica do Salvador, e membro da ASBART (Associação Baiana de Arteterapia) filiada a UBART (Associação Brasileira de Arteterapia).

O Workshop tem o apoio cultural do Ministério da Cultura do Brasil/MINC, da FUNDACI, do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, e de Anabel Mascarenhas Fotografias. Seus resultados serão mostrados para a comunidade ilheense em dezembro, quando os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, durante a exposição “Bahia de Jorge e Outros Amados Mundos”. “A exposição virá para fechar o ciclo dos trabalhos que realizei durante o ano de 2012, ano comemorativo do centenário do escritor Jorge Amado”, diz Jane Hilda.

Nenhum comentário: