quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A CULTURA DA BAHIA É A GENTE QUE FAZ



Com o intuito de manter uma sistemática de apoio a projetos culturais da sociedade civil e possibilitar cada vez mais a organização da produção cultural em nosso estado, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre, mais uma vez neste mesmo ano, as inscrições para os editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). De 03 de dezembro até 17 de janeiro de 2013serão abertas as inscrições para 19 Editais Setoriais (dois deles, inéditos) e para Demanda Espontânea, com investimento global de 27,8 milhões – o que representa um aumento de 52% do recurso em relação à última seleção, realizada entre maio e julho deste ano.
“Abrir os editais agora, em dezembro, é um esforço que a Secretaria está fazendo para garantir que estes recursos estejam disponíveis para a comunidade cultural no primeiro semestre de 2013, para todas as áreas e setores da cultura. Nossa intenção, inclusive, é conseguir abrir os editais sempre neste período, para que a comunidade cultural possa planejar as suas atividades de um ano para o outro”, explica o secretário de Cultura Albino Rubim, que destaca a consolidação dos editais setoriais, a partir da avaliação positiva evidenciada tanto na consulta de opinião pública sobre os instrumentos de fomento à cultura, realizada de 12 de setembro a 3 de outubro, como no resultado da seleção de projetos em 2012.
EM ILHÉUS, HAVERÁ UM CURSO DE ORIENTAÇÃO DOS EDITAIS, NA UESC, DIA 06 DE DEZEMBRO.
TAMBÉM EM DEZEMBRO, NOS DIAS 7 E 08, HAVERÁ UM CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS.
E NOS DIAS 14 E 15 (SEXTA E SÁBADO), A COMUNIDADE TIA MARITA FARÁ TAMBÉM UM NOVO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA PARA ONG,S, GRUPOS CULTURAIS E PESSOAS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DESTES EDITAIS.


Em maio, a SecultBA lançou 17 Editais Setoriais e Demanda Espontânea, para os quais foram apresentados 2.361 projetos, sendo 262 convocados para receber recursos no valor total de R$18,3 milhões, com propostas de atividades que vão se realizar até o primeiro semestre de 2013. Com o lançamento dos novos editais, a SecultBA vai selecionar projetos cujas ações se iniciem a partir do dia 31 de maio de 2013, possibilitando uma continuidade no calendário da produção cultural apoiada pela secretaria. Além disso, graças ao comprometimento do Governo do Estado da Bahia com a Cultura, a verba para os editais do Fundo teve acréscimo de quase R$ 10 milhões, permitindo a ampliação do número e valores dos editais.
A divulgação iniciada hoje, 21 de novembro, visa antecipar a notícia da abertura das inscrições, ampliando o tempo de preparação da comunidade cultural para a apresentação das propostas, com quase dois meses de antecedência até o final das inscrições dos projetos, no dia 17 de janeiro.  E agora, o processo de inscrição traz ainda uma novidade: as propostas poderão ser inscritas também através da internet, pelo site www.cultura.ba.gov.br. Para facilitar a participação dos agentes culturais neste processo, até o final de dezembro mais de 150 Oficinas de Orientação à Participação nos Editais do Fundo de Cultura 2013 serão realizadas por todo o estado, com distribuição de um Guia de Orientação, disponível também para download no site da Secretaria.
Os editais setoriais
Serão selecionados projetos culturais de diferentes áreas e segmentos, que podem ser inscritos nos editais de Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Culturas Digitais, Culturas Populares, Culturas Identitárias, Dança, Economia Criativa, Formação e Qualificação em Cultura, Literatura, Museus, Música, Projetos Estratégicos em Cultura, Patrimônio Cultural, Publicação de Livros por Editoras Baianas, Arquitetura e Urbanismo, Teatro, Territórios Culturais, além dos dois novos editais – um voltado para Restauro e Digitalização de Arquivos e outro para Dinamização de Espaços Culturais – e da Demanda Espontânea, que tem como objetivo apoiar projetos que não se enquadrem em nenhum dos editais anteriores.
Para o Superintendente de Promoção Cultural da Secult/BA, Carlos Paiva, os editais, com critérios pré-definidos e comissões compostas por especialistas da área, “são um instrumento democrático de seleção e apoio a propostas”. “Qualquer pessoa que cumpra as exigências dos editais pode realizar, por exemplo, aquele tão sonhado festival de teatro, publicar o livro engavetado por falta de recursos e ainda produzir um material audiovisual capaz de atrair visibilidade para um determinado grupo social. É preciso elaborar um bom projeto, pois a concorrência é grande” conclui. Os editais e a seleção pública para demanda espontânea aceitam propostas de pessoa física maior de 18 anos e pessoa jurídica que atue no exercício de atividades culturais, residentes na Bahia há pelo menos três anos. Mais informações no site www.cultura.ba.gov.br.
O regulamento e todos os documentos que orientam o processo de inscrição estarão disponíveis no site www.cultura.ba.gov.bra partir de 03 de dezembro. Até lá, mais informações sobre os objetos de apoio de cada edital, valores globais e por projetos, você encontra no site da SecultBA, junto com o Guia de Orientação.
Oficinas de Orientação Editais 2013
Para divulgar e democratizar ainda mais o acesso às fontes de financiamento, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza as Oficinas de Orientação à Participação nos Editais do Fundo de Cultura 2013. As oficinas serão realizadas em todos os territórios de identidade, como forma de suporte às inscrições, tirando dúvidas e prestando esclarecimentos, tanto em espaços culturais da Secretaria quanto em outros locais, conforme programação disponível no site da Secretaria.
Mais informações pelo e-mail oficinas.fundodecultura@cultura.ba.gov.br ou através do telefone (71) 3103-3441.

Nenhum comentário: