domingo, 25 de maio de 2014

O QUE É MAIS IMPORTANTE É A IDEIA OU O PROJETO?


É preciso ter uma ideia boa e um projeto realizável.

Cara, confesso que fui apertado sem ser abraçado. Se eu afirmar que é a ideia, significa que seu projeto pode ser uma porcaria, mas, se sua ideia é boa, então, seu projeto é aprovado. Por outro lado, se eu disser que sua ideia pode até ser ruim, porém, seu projeto é bom, então ele, sem nenhuma sombra de dúvida, será aprovado. 

Entretanto, não é bem assim que “a banda toca.” É preciso ter uma ideia boa e um projeto realizável. Ele pode ter uma ou duas falhas. Os objetivos específicos podem não dialogar em sua totalidade com as metas e estas com seu CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO. Todavia, se há coerência nos recursos apresentados, se a JUSTIFICATIVA convence e se o objetivo geral é bem claro e abrangente, bingo! É só esperar a assinatura do Termo de Acordo e Compromisso – TAC.

Peraí. Já tive projetos que atenderam a todos os pré-requisitos acima e mesmo assim não obteve aprovação. E aí? Bem, três – ou mais – possibilidades podem ter ocorrido. Entre elas: 
1. Os recursos não podiam contemplar todos os projetos. Neste caso, eles respondem: “No conjunto das propostas avaliadas, a proposta, em comparação com as demais, não obteve destaque, quer seja em decorrência da relação custo-benefício, quer seja na avaliação comparativa de mérito e qualidade artístico-cultural.” 
2. Sorte (?) e/ou 
3."A proposta apresenta insuficiência de informações, o que compromete a avaliação de mérito artístico-cultural e da exequibilidade do projeto.”

Fonte: "Como transformar a Cultura em um bom negócio", 
de Pawlo Cidade. Breve pela A5 Editora.




Nenhum comentário: