quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CURSO DE TEATRO: A LEVEZA DO PALCO EM CENA


Semana que vem a gente começa mais uma oficina de Teatro em Ilhéus. A ideia é dividir os treze encontros que estão previstos em três momentos distintos. O primeiro momento, batizado de “Desvelamento” consiste na experiência criativa, no processo de descoberta e desvelamento. Regras e não-regras, possibilidades e impossibilidades, aprovação e desaprovação, técnicas, fisicalização. Este primeiro encontro tem como ponto de partida os jogos de improvisação, baseados no legado de Viola Spolin e de Augusto Boal.
O segundo momento eu chamo de “Corpo Poético” ou “A pedagogia da criação.” É o momento de compreender as linguagens do gesto. Neste encontro o aluno-ator compreende que o discurso é substituído por um gesto e que o corpo permite múltiplas expressões em todas as direções. A pantomima e a mímica de Jacques Lecoq fundamentam este encontro.
Por fim, o terceiro momento intitulado “Máscara e Pessoa.” A construção da personagem, a criação de um papel, é aqui o ponto de partida. O ator está nitidamente separado de sua personagem, é apenas seu executante e não sua encarnação a ponto de dissociar, em sua atuação, gesto e voz. Esta simbiose entre personagem e ator é que causa as maiores dificuldades na análise da personagem. Este terceiro encontro é fundamentado no sistema Stanislavski de teatro.
A proposta é direcionada a iniciantes e a atores e atrizes com experiência e idade mínima de treze anos. Todos os treze encontros propostos partirão de um esquete ou de um filme de curta duração previamente escolhido. As cenas estarão interligadas com os temas apresentados a cada semana. Os jogadores (alunos) discutirão o trabalho e farão exercícios que aprimorem suas habilidades de interpretação. Ao final da Oficina, o aluno estará apto a compreender o doloroso, porém, agradabilíssimo batismo da ribalta e saberá que o corpo se expressa em diferentes direções e linguagens.
O Curso começa no dia 27 de agosto, será sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas, na sede da Academia de Letras de Ilhéus. As inscrições podem ser feitas na própria Academia. Mais informações no blog: www.teatrototalilheus.blogspot.com


Nenhum comentário: