terça-feira, 22 de julho de 2014

"DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE: TEATRO E TEATRALIDADE" REPETE O SUCESSO DA PRIMEIRA EDIÇÃO

Sérgio Farias, palestrante.

As cidades de Valença, Itabuna e Porto Seguro foram cenário de discussões e proposições a cerca das políticas públicas para o Teatro da Bahia com foco na elaboração de projetos, nas montagens contemporâneas e suas mais diversas dramaturgias e na mobilização para as eleições do Colegiado Setorial de Teatro.

O seminário "Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade" é a segunda edição do debate que no ano passado reuniu mais de 35 grupos de teatro de norte a sul da Bahia, resultando numa carta aberta com 18 reivindicações. Estas, por sua vez, serviram também de base para a construção do Plano Setorial de Teatro do Estado. Financiado pela Fundação Cultural do Estado, através do Calendário das Artes, o projeto conseguiu agregar diretores, atores, atrizes, iluminados, sonoplastas, produtores culturais e dramaturgos em cada uma das cidades-sede do encontro.

Na opinião do diretor e coordenador do evento, Pawlo Cidade, "encontros e oficinas que visem o fortalecimento e o trabalho em rede na área teatral devem se repetir continuamente. Teatro e Teatralidade tem ousado na tentativa de desvelar caminhos e apontar possibilidades."

Em Valença, a produção ficou a cargo de Irene Dóris, com apoio do Centro Cultural Olívia Barradas, da Diretoria de Cultura e da representante territorial do Baixo Sul, Vanessa Fonseca; em Itabuna, a produção foi de Hans Muller, com suporte de Eva Lima e apoio do Teatro Zélia Lessa; da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e do representante territorial de Sul, Marivaldo Silva; por fim em Porto Seguro, onde a produção cultural ficou a responsabilidade de Rod Pereira e do Cia na Arte a Verdade, com apoio do Centro Cultural de Porto Seguro; da Prefeitura Municipal e da representante territorial da Costa do Descobrimento, Andréa Balmant.

Veja mais em www.dramaturgiaecontemporaneidade.blogspot.com ou no facebook: "Teatro e Teatralidade."

Nenhum comentário: