Face as atividades que estamos desenvolvendo com o Projeto Caravana Cultural, pela Fundação Cultural de Ilhéus, uma delas diz respeito a captação de recursos através de editais por meio dos projetos.
Afinal, o que é um projeto? Um projeto é um conjunto de AÇÕES interligadas e coordenadas para alcançar OBJETIVOS específicos em um certo PRAZO, dentro de LIMITES ORÇAMENTÁRIOS. Correto? Se, você tem um problema, você tem um projeto. Observe: O que você precisa fazer para resolver esse problema? Onde você quer chegar? Quem será o beneficiado? Por que, ao tentar resolver seu problema você fez uma escolha que acredita ser a mais adequada para resolver seu problema? Que benefícios trará? Que passos serão necessários para alcançar a solução encontrada? Quanto tempo vai levar? O que você vai precisar para resolver seu problema? O que está faltando? Alguém pode te ajudar? Como? De que forma você pensa retribuir a ajuda que recebeu?
Se conseguir responder a todos estes questionamentos, terá um escopo pronto de um projeto. Entretanto, não podemos esquecer que ao pensar num projeto devemos pensar também em democratização do acesso, acessibilidade, sustentabilidade e desconcentração.
Um projeto é antes de tudo um desafio. Nele você deverá ter a capacidade de dizer o que você quer, quem você quer atingir, ter argumento para convencer, mostrar que você tem estratégias, planejar, provar que os insumos condizem com os objetivos, as metas, o orçamento e que o financiador terá retorno. É preciso ainda: ECONOMIZAR PALAVRAS; Comunicar MUITO; EMOCIONAR. E mais: ser original na atividade proposta, criar uma identidade para o projeto e propor interfaces.
E se eu disser que um PROBLEMA pode ser uma grande OPORTUNIDADE? E mais: que todo projeto nasce de um problema? Na próxima semana darei respostas a estes questionamentos e vocês verão que fazer um projeto pode não ser uma tarefa fácil mas é, sem dúvida, uma grande experiência.
Afinal, o que é um projeto? Um projeto é um conjunto de AÇÕES interligadas e coordenadas para alcançar OBJETIVOS específicos em um certo PRAZO, dentro de LIMITES ORÇAMENTÁRIOS. Correto? Se, você tem um problema, você tem um projeto. Observe: O que você precisa fazer para resolver esse problema? Onde você quer chegar? Quem será o beneficiado? Por que, ao tentar resolver seu problema você fez uma escolha que acredita ser a mais adequada para resolver seu problema? Que benefícios trará? Que passos serão necessários para alcançar a solução encontrada? Quanto tempo vai levar? O que você vai precisar para resolver seu problema? O que está faltando? Alguém pode te ajudar? Como? De que forma você pensa retribuir a ajuda que recebeu?
Se conseguir responder a todos estes questionamentos, terá um escopo pronto de um projeto. Entretanto, não podemos esquecer que ao pensar num projeto devemos pensar também em democratização do acesso, acessibilidade, sustentabilidade e desconcentração.
Um projeto é antes de tudo um desafio. Nele você deverá ter a capacidade de dizer o que você quer, quem você quer atingir, ter argumento para convencer, mostrar que você tem estratégias, planejar, provar que os insumos condizem com os objetivos, as metas, o orçamento e que o financiador terá retorno. É preciso ainda: ECONOMIZAR PALAVRAS; Comunicar MUITO; EMOCIONAR. E mais: ser original na atividade proposta, criar uma identidade para o projeto e propor interfaces.
E se eu disser que um PROBLEMA pode ser uma grande OPORTUNIDADE? E mais: que todo projeto nasce de um problema? Na próxima semana darei respostas a estes questionamentos e vocês verão que fazer um projeto pode não ser uma tarefa fácil mas é, sem dúvida, uma grande experiência.
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