segunda-feira, 1 de junho de 2015

MAIS CULTURA NA ESCOLA: AINDA NÃO HÁ DATA OFICIAL PARA REPASSE DA SEGUNDA PARCELA


Devido ao modelo adotado pelo FNDE em 2014 em efetivar a liberação dos recursos do PDDE e ações agregadas em duas parcelas (Resolução FNDE nº 5 de 31 de março de 2014), diversos Programas foram afetados e estão na dependência da chegada dos recursos para a continuidade das ações.

Importante salientar que de acordo com a resolução do FNDE nº 4, de 31 de março de 2014, a qual dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), em seu § 2º, a liberação dos recursos financeiros para subsidiar o Programa Mais Cultura nas Escolas estará condicionada a existência de dotação orçamentária e disponibilidade financeira no ano do repasse.

Apesar de não haver uma data oficial para a liberação da segunda parcela dos recursos, informamos que no mês de maio de 2015, o FNDE iniciou este movimento, contemplando algumas ações agregadas do PDDE, entre as quais o Programa Mais Educação. Diante disso, a expectativa em relação ao pagamento da segunda parcela do Programa Mais Cultura nas Escolas é positiva.

Considerando a resolução FNDE nº 4, de 31 de março de 2014, o desenvolvimento do Programa Mais Cultura nas Escolas deverá ocorrer pelo período mínimo de seis meses letivos, ainda que não consecutivos.

Neste sentido, orientamos as escolas e comunidades que se encontram paralisadas em virtude da falta de recursos que, a partir do recebimento da segunda parcela, o cronograma seja readequado para a conclusão das ações previstas no Plano de Atividade Cultural.

Salientamos que quaisquer despesas à conta de programas e ações só podem ser realizadas com previsão de recursos na conta corrente específica, ou seja, qualquer programa ou ação só deve ser iniciado com previsão orçamentária e financeira.
Colocamo-nos a disposição para quaisquer situações.

Nenhum comentário: