domingo, 30 de agosto de 2015

ESTÃO ABERTAS ATÉ 13 DE SETEMBRO INSCRIÇÕES PARA A FEIRA DO LIVRO DE GUADALAJARA

Ministério da Cultura (MinC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abrem edital para levar 20 pessoas à Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, de 28 de novembro a 6 de dezembro. 

As inscrições para a seleção do MinC estão abertas desde o dia 14 de agosto e serão aceitas até  13 de setembro, no sistema SalicWeb. O resultado deve ser divulgado em outubro. Fruto de uma parceria entre a Apex Brasil e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao MinC, o edital é destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários.

Cada selecionado receberá do Ministério da Cultura o valor de R$ 9.828,75 como ajuda de custo para despesas relacionadas à participação na FIL 2015, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento e taxas de bagagem. O edital tem valor total de R$ 196.575,00. 

Antes da viagem para a feira, nos dias 23 e 24 de novembro, os contemplados pelo edital virão a Brasília para uma capacitação, que contará com representantes do MinC, da Apex-Brasil, do mercado e da própria FIL Guadalajara. Essa etapa é obrigatória a todos os selecionados pelo edital.

Segundo o coordenador-geral de Promoção e Difusão da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), Renato Flit, o edital do MinC é uma grande chance para o mercado literário brasileiro se expandir internacionalmente. "É muito importante que os setores se mobilizem para participar. Temos como prioridade o aproveitamento destas feiras e eventos para consolidarmos uma participação sólida do Brasil com delegações qualificadas e integradas".

De acordo os organizadores da feira, o público total da edição de 2014 foi de cerca de 765 mil pessoas. Estiveram presentes mais de 20 mil profissionais e quase 2 mil editoras. Desde 2012, a FIL realiza anualmente atividades dedicadas à literatura brasileira no âmbito do programa "Destinação Brasil", com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério das Relações Exteriores, da Apex Brasil e da Câmara Brasileira do Livro.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura


Nenhum comentário: