segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AMANHÃ TEM IMPROVISO OXENTE!



            
        “Ações locais para saúde” será o assunto do Improviso, Oxente! desta terça-feira (21) e a convidada será Adélia Melo.  O projeto de debates começa às 19 horas, na Casa dos Artistas e continua seguindo o tema geral: “A cidade é movida pela cultura”. Em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) convida toda sociedade para discutir projetos para diversos setores do município. A entrada é franca.
Na semana passada, o assunto do encontro foi “Uso Sustentável dos bens naturais comuns e inclusão social” e teve como convidado o professor e ambientalista Rui Rocha. A banda Dr. Imbira também abrilhantou a noite do dia 14, intercalando as colocações do especialista e intervenções do público com rock e blues de qualidade.
Rui Rocha começou sua fala questionando o público sobre a relação entre problemas sociais e o uso dos bens comuns. Segundo ele, pensar nas questões ambientais não se restringe a proteger reservas naturais, mas também é uma questão de ética e princípios. Em suas palavras, todo processo de ocupação e desenvolvimento de um local precisa levar em conta o meio ambiente, uma vez que, comprometendo os bens naturais, toda região é afetada.
De acordo com o professor, assim como o planeta inteiro, a região sul da Bahia é movida pelo meio ambiente. “O cultivo do cacau precisa do clima ideal, o turismo está relacionado com as praias, bem como outros atrativos naturais”, explicou. Ele ainda complementou que a pesca é uma atividade econômica importante, já que peixes e mariscos são alimentos bastante consumidos por nativos e turistas.
Para o ambientalista, até mesmo o sucesso para a construção do polo de informática em Ilhéus foi influenciado pelos atrativos naturais da região. “Além dos incentivos fiscais, o fato de Ilhéus ter um clima agradável, ser litorânea e oferecer uma melhor qualidade de vida atrai pessoas interessadas em viver e investir na cidade”, colocou.
Outro ponto levantado por Rui Rocha foi a distribuição de renda. “A maioria dos trabalhadores rurais, que produz o cacau fino vendido para grandes indústrias de chocolate, e os pescadores vivem em situação miserável. Eles são a base de atividades econômicas importantes. Por isso é preciso repensar como está sendo redistribuída a riqueza”, disse.
Ao final desta edição do Improviso, Oxente!, em setembro, as propostas abordadas serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI. A obra será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo. “É necessária a participação de representantes de diversos segmentos sociais. Para que cada um dê sua contribuição ao longo das discussões”, declarou o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.
             
             

Nenhum comentário: