quarta-feira, 16 de julho de 2014

FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS DE CULTURA SE ENCONTRA COM DIRIGENTES DE CULTURA E CONSELHOS MUNICIPAIS EM LENÇÓIS, BAHIA


Depois de realizar uma intensa mobilização nacional no ano de 2013, quando foram envolvidos 19 estados e o Distrito Federal em 4 encontros regionais, um encontro nacional em Canela (RS) e dois encontros nacionais durante a Conferência Nacional de Cultura (Brasília), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) volta a se encontrar, agora no interior da Bahia, na pequena cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, há 400 km da capital Salvador. O Encontro vai acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 de Julho de 2014.

Além de fazer uma avaliação sobre as reestruturações dos Conselhos Estaduais de Cultura para se adequarem ao Sistema Nacional, com base na Carta de Princípios construída pelo próprio Fórum em 2013, também será realizada a eleição de uma nova diretoria para o biênio 2015/2016. No dia 18 às 16 horas, o Fórum vai participar, em conjunto com o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do estado da Bahia (ADIMCBA) e conselhos de cultura da região, do lançamento do Projeto Estratégico Ação Griô Bahia, selecionado pelo Fundo de Cultura do Estado.

O Projeto Estratégico Ação Griô Bahia, apoiado pelo Fundo de Cultura do estado e coordenado pelo Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, será implementado em articulação com Conselhos de Cultura, selecionados pelo nível de implementação dos Sistemas Municipais de Cultura. O Projeto visa implementar uma política de transmissão oral em diálogo com a educação formal, reconhecendo o lugar social e político de griôs aprendizes, griôs e mestres de tradição oral da Bahia, por meio de BOLSAS DE INCENTIVO GRIÔ, em parceria com escolas e universidades públicas e associações de comunidades tradicionais.


A escolha da cidade de Lençóis para sediar este encontro do ConECta tem o objetivo de promover aos presidentes e representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura a oportunidade de interiorizar-se pelo Brasil, mudando o roteiro comum de realização dos encontros nas grandes capitais. No ano passado os encontros do ConECta foram realizados em Macapá, Natal, Cuiabá e na pequena cidade de Canela, Rio Grande do Sul. Os outros encontros foram em Porto Alegre e Brasília.

Nenhum comentário: