quarta-feira, 27 de abril de 2011

SECULT LIBERA RECURSOS PARA INICIAR O FORTEATRO-SUL


Depois de quase três anos, após sua aprovação, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia liberou a primeira parcela dos recursos destinados a realização do Projeto Forteatro-Sul - Formação em Teatro e Cidadania do Território Litoral Sul da Bahia. O Projeto foi contemplado em 2008 no Edital Territórios Culturais.

O Projeto FORTEATRO-SUL foi formatado em três módulos estruturantes, com duração de uma semana cada um:
      Módulo I   – Formação Artística;
      Módulo II  – Fomentação de Grupos;
      Módulo III – Mostra de Teatro do Território Litoral Sul.
As oficinas desenvolverão ação conjunta, tendo como tema central a história do município onde o projeto estiver sendo realizado e se utilizarão de materiais reciclados para confecção de adereços, cenários, figurinos, iluminação, etc.
           Módulo I  – Formação Artística:
     a) Oficina de Interpretação Teatral;
     b) Oficina de Cenografia;
     c) Oficina de Maquiagem;
     d) Oficina de Música: Composição para Teatro (Trilha Sonora);
     e) Oficina de Iluminação para Teatro;
      f) Oficina de Texto Teatral.
                       Módulo II  – Fomentação de Grupos:
     a)  Oficina de Gestão de Grupos.
"A oficina de Gestão de Grupos tem como objetivo estimular a criação de novos grupos e/ou fortalecimento dos grupos de teatro já existentes em cada um dos municípios sede do Projeto", afirma o coordenador Técnico do Projeto, Letto Nicolau.
                      Módulo III – Mostra de Teatro do Território Litoral Sul.
"Este é o módulo de culminância do projeto, servindo de referencia para fomento, avaliação e consolidação do movimento artístico cultural do território Litoral Sul. Com duração de uma semana, a Mostra de Teatro será realizada no Centro de Cultura Adonias Filho, na cidade de Itabuna, três meses após a realização do Projeto. Com a participação de 30 grupos, sendo um de cada cidade do território e três grupos convidados. Todos receberão ajuda de custo, hospedagem e alimentação", explica Pawlo Cidade, Coordenador Pedagógico do Forteatro-Sul.

O Projeto irá percorrer 15 (quinze) cidades do Litoral Sul da Bahia. O início das atividades está prevista para o mês de Maio com o treinamento de toda a equipe técnica, professores e colaboradores.
 

Nenhum comentário: