segunda-feira, 10 de julho de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MESTRADO DA CASA DE RUI BARBOSA



Estão abertas até 11 de agosto as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O curso – voltado ao gerenciamento, preservação, acesso e usos de acervos públicos e privados – é dividido em duas linhas de pesquisa. A primeira aborda a representação, gerenciamento e preservação de espaços de memória de patrimônio documental. Já a segunda engloba práticas críticas em acervos: difusão, acesso, uso e apropriação de patrimônio documental material e imaterial. 

O processo de seleção para até 16 vagas é composto de quatro fases: prova escrita em memória e acervos; análise do anteprojeto de pesquisa; prova oral sobre o anteprojeto e análise do curriculum vitae; e prova de língua inglesa. Os horários e os locais de realização das provas escrita e oral serão divulgados juntamente com a relação de candidatos com inscrição homologada. 

Os interessados em se inscrever para o processo seletivo devem enviar documentação impressa pelos Correios ou entregá-la diretamente na secretaria do Mestrado Profissional da FCRB, localizada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Em caso de inscrição por via postal, o candidato deverá encaminhar mensagem eletrônica para os emails mestrado2016fcrb@gmail.com e secretaria.mestrado@rb.gov.br, contendo o nome completo e o código de registro de postagem, composto de 13 dígitos. A ausência de qualquer um dos documentos solicitados ou a postagem fora do prazo inviabilizará a inscrição.

Taxa de inscrição

Um dos documentos a serem entregues pelo candidato do curso é o comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100, que deve ser efetuado no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Os dados a serem preenchidos na GRU podem ser conferidos no edital. 

Candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou forem membros de família de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 14 de julho, conforme as regras definidas no edital.

Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato na área de Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos pelo telefone (21) 3289-8696 ou pelo email secretaria.mestrado@rb.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

com informações da Fundação Casa de Rui Barbosa

Nenhum comentário: