quarta-feira, 11 de maio de 2011

O PAPEL DOS APL´s

Reunião na Pró-Reitoria de Extensão/Foto: Viviane Siqueira

Ao saber que o Projeto FORTEATRO-SUL, cujo aporte financeiro é do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual da Fazenda e Governo do Estado da Bahia e realização da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, firmou importantes parcerias com duas instituições de grande referência na Bahia (estamos falando da Universidade Estadual de Santa Cruz e a Fundação Cultural de Ilhéus), isto nos remete a um elemento fundamental no caminho do sucesso e fortalecimento de um Projeto: os Arranjos Produtivos Locais, ou simplesmente, APL´s.

Os APL´s são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Existe uma vasta literatura nacional e internacional sobre o fenômeno da aglomeração de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva em uma determinada região geográfica. Há muitas denominações e ênfases diferentes. O mesmo fenômeno é às vezes denominado arranjo produtivo local, sistema produtivo local ou mesmo “cluster”. No Brasil a expressão mais difundida é arranjo produtivo local.

Entre os diversos conceitos existentes, destaca-se o descrito abaixo, de autoria da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (Redesist), uma rede de pesquisa interdisciplinar, formalizada desde 1997, sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu principal foco de pesquisa são os arranjos e sistemas produtivos locais.

“Arranjos produtivos locais são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais - com foco em um conjunto específico de atividades econômicas - que apresentam vínculos mesmo que incipientes. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas - que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, comercializadoras, clientes, entre outros - e suas variadas formas de representação e associação. Incluem também diversas outras organizações públicas e privadas voltadas para: formação e capacitação de recursos humanos, como escolas técnicas e universidades; pesquisa, desenvolvimento e engenharia; política, promoção e financiamento”.


Nenhum comentário: