segunda-feira, 11 de abril de 2011

TMI: NOTA À IMPRENSA

Foi noticiado recentemente em alguns veículos de imprensa regional que funcionários do Teatro Municipal de Ilhéus teriam “esquecido” de ligar a bomba de água que abastece o sistema de ar condicionado central do referido prédio, na sexta-feira passada, durante a apresentação de bandas de rock locais. Foi divulgado também que o mesmo problema se repetiu no domingo, antes da apresentação de uma peça com atores da TV Globo. A verdade é que o ocorrido não foi por falta de manutenção do aparelho e nem falta de competência dos funcionários desta casa.


Na sexta (01), o ar condicionado não estava desligado e nem sem água. Segundo o técnico que visitou as instalações já no sábado pela manhã, o que houve foi entrada de ar na bomba d´água, problema inerente à manutenção preventiva, o que impossibilitou o pleno funcionamento do sistema, não permitindo que ele refrigerasse o ambiente na temperatura agradável. O grande número de pessoas que estava no teatro no dia do show de música, todos se agitando muito ao som do rock, contribuiu também para isso. Não era possível o problema na hora, mas na manhã seguinte foi retirado o ar da bomba d´água e o ar condicionado voltou a funcionar, tanto que ocorreram duas sessões de teatro no sábado: o espetáculo infantil com atores locais às 17 horas, e o da noite com atores globais.

O que todos não sabiam é que este fato resultou de um “ponto quente” na chave de energia que alimenta exclusivamente o ar condicionado central, o que causou o desligamento total do sistema no domingo. Depois de três dias consultando eletricistas e técnicos, o problema foi detectado por um especialista em eletricidade de alta tensão. O malefício do “ponto quente” provocado por baixo contato em uma das fases da chave de energia queimou um fusível NH de alta potência (630 amperes/500V), desativando o controler do ar condicionado. Segundo o especialista, não foi um defeito, ao contrário, o ar condicionado tem várias travas de segurança que, ao detectar o menor perigo de queima dos compressores e de outros componentes eletrônicos, aciona estas travas para sua própria segurança. Mesmo detectando o problema, a administração do Teatro enfrentou a grande dificuldade para aquisição destas peças, devido a sua raridade.

Desde a quarta-feira (06) o ar condicionado já voltou a funcionar, inclusive foram comprados fusíveis de reserva. A Fundação Cultural está providenciando, também, a manutenção da subestação de energia do TMI, com limpeza dos transformadores de alta tensão, disjuntores eletromagnéticos e outros serviços que só podem ser feitos por técnicos especializados. Caso ocorram outros problemas do tipo, certamente serão causados por questões alheias à nossa vontade, e nunca, como insinuaram alguns, por discriminação com artistas locais ou má administração.

Luciano de Lucas
Diretor do Teatro Municipal de Ilhéus

Nenhum comentário: