sábado, 16 de abril de 2011

ILHÉUS LANÇA ROTEIRO DE TURISMO ÉTNICO-AFRO


Famosa pela beleza de suas praias exóticas, a cidade de Ilhéus, localizada na Costa do Cacau, a 462 km de Salvador, ganhou mais um roteiro turístico na última quarta-feira. A partir da iniciativa do terreiro de matriz africana Matamba Tombenci Neto, os visitantes e turistas poderão conhecer um pouco mais da história de luta e resistência negra da cidade de Ilhéus, na visitação do Museu Matamba, localizado nas acomodações do próprio terreiro.

Segundo Ariel Figueroa, um dos responsáveis pela articulação do novo roteiro, o objetivo é aproximar a comunidade das atividades turísticas. “O que se pretende é fazer com que os próprios moradores de Ilhéus explorem seus potenciais turísticos, que muitas vezes não são conhecidos e, através deste roteiro específico, fazer com que visitantes e turistas conheçam um pouco mais da cultura negra”, afirma Figueroa.

O Terreiro Matamba Tombenci Neto, de nação Angola, foi fundado em 1885 e, sob o comando da ialorixá Hilsa Rodrigues, mantém outros projetos sociais, como a banda percussiva Gongobira e o bloco afro Dilazenze, que é composto por crianças e adolescentes da comunidade de Ilhéus.

O roteiro já havia sido apresentado anteriormente, de forma experimental, para um grupo de turistas paulistanos, e a resposta foi muito positiva. “Fizemos a estreia do roteiro de uma maneira mais tímida, mas a receptividade foi tanta que resolvemos expandir o projeto e contatamos agências de turismo que já fecharam pacotes para visitação. Será um roteiro de duas horas e meia de duração” revela Ariel.

Nenhum comentário: