quarta-feira, 9 de novembro de 2011

2º ENCONTRO ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA


A Faculdade de Medicina da UFBA, Pelourinho, será palco do 2º Encontro Estadual de Cultura da Bahia, promovido pelo Coletivo Estadual de Cultura do PC do B - Bahia e da Fundação Mauricio Grabois. Apesar de ser realizado em um único dia (19 de novembro), será um dia intenso com três mesas: 

MESA 1:
"Arte, Cultura e Educação: que Relação Queremos?" Com a participação dos expositores Rui Cezar, Sérgio Farias e Antonio Godí, mediados por Graça Ramos;

MESA 2:
"Arte, Cultura, Mercado e Estado: Que relação queremos?" Com Messias Bandeira, Carlos Paiva (SECULT) e Cláudio Marques;

MESA 3:
"Pauta Política da Cultura", com Albino Rubim (Secretário de Cultura do Estado da Bahia), Alice Portugal, Vital Vasconcelos e Juana Nunes.

O Coletivo Estadual de Cultural do PCdoB dá continuidade a uma série de iniciativas ligadas ao debate sobre políticas públicas de cultura. Desta vez, o 2º encontro vai avançar sobre temas candentes que polarizam as atenções dos meios artísticos, culturais e acadêmicos. Trata-se do grande debate nacional acerca da formulação articulada entre arte, cultura e educação, visando superar o formalismo e a distância que hoje existe entre essas áreas.

Ainda, segundo a organização, é igualmente importante a reflexão sobre a arte como mercadoria e não-mercadoria, a indústria cultural, a mídia, a internet, o direito ao consumo de bens culturais de qualidade, assim como o direito à criação.

Ao lado destes dois assuntos, continua com muita evidência a grande luta para destravar uma legislação que beneficie a cultura brasileira, em todos os terrenos, assim como a garantia dos orçamentos públicos que permitam uma continuidade segura das políticas públicas. "Essa é uma pauta contemporânea e estimulante para reflexão e ação."

Mais informações: www.culturaemdebate.com.br

Nenhum comentário: