terça-feira, 4 de outubro de 2011

A vitrine do audiovisual no sul da Bahia


          A II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, MUSA, acontece de 25 a 27 de outubro, na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, e traz em sua programação exibições de curtas e longas-metragens, sessões infantis, oficinas, exposições, discussões sobre economia do audiovisual e shows. O evento é pioneiro na categoria de audiovisual universitário no sul da Bahia.
         Para ampliar as oportunidades de exibição das produções universitárias, a partir deste ano a Musa passa a receber curtas-metragens de todo o Brasil para a Mostra Competitiva. As inscrições para esta categoria vão até o dia 07 de outubro. Para concorrer, é necessário que os curtas sejam enviados em DVD ou pen drive e ter duração máxima de 20 minutos. A seleção dos vídeos da II MUSA será realizada pela curadoria do evento, composta por integrantes de reconhecida atuação no segmento artístico e obedecendo aos critérios de originalidade, criatividade e qualidade técnica. Os vencedores serão eleitos pelo júri popular, e os que ganharem em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão o troféu MUSA, confeccionado pelo reconhecido artesão Souza especialmente para a premiação, além de levarem para casa também livros da editora Editus. Todos os concorrentes que tiverem seus vídeos selecionados para exibição na MUSA receberão certificado de participação.
          Para fazer parte da programação, a Musa também recebe inscrições para trabalhos acadêmicos sobre audiovisual; para a Mostra Pixelando (de produções independentes); e para as oficinas. As aulas de Direção de Fotografia serão ministradas por com Antônio Luis Mendes e as de Sonoplastia, por Napoleão Cunha, ambos profissionais experientes que atuam com destaque na área de cinema e vídeo.        
            Para o evento, estão confirmadas as exibições dos longas “Trampolim do Forte”, de João Rodrigo Mattos e “Iluminados”, de Cristina Leal, inéditos na região; uma discussão sobre a Economia do Audiovisual; a realização de sessões infantis; e a realização de oficina de vídeo para alunos da rede pública do bairro Salobrinho. Além disso, a Musa vai oferecer a “Exposição Roque Araújo - O Cinema na Televisão”; a exposição fotográfica “Em Cantos da Bahia”, de Felippe Thomaz; e a exposição “Afrofilisminogravura”, do artista plástico Ayam U’Brais.
           O evento será encerrado com o show do cantor baiano Zéu Britto e das bandas Manzuá, OQuadro e DJ Danley, , no dia 27 de outubro, na Concha Acústica de Ilhéus.
            O evento vai atrair universitários, pesquisadores, professores, amadores, realizadores e o público interessado em audiovisual experimental de todo o Brasil. A realização é da NúProArt e da Panorâmica Produções. Mais informações sobre a programação e de como se inscrever estão em: www.mostramusa.com


Tacila Mendes
Comunicóloga / DRT 6795
Ascom II MUSA

Nenhum comentário: