sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA DO LITORAL SUL TRARÁ SECRETÁRIO ALBINO RUBIM E MINISTÉRIO DA CULTURA

O Secretário Estadual estará presente em Ilhéus

Chegou ao fim, esta semana, as Conferências Municipais de Cultura. Das dezesseis cidades do Território Litoral Sul que realizaram o encontro (Una, Floresta Azul, Itajuípe, Itapitanga, Almadina, Coaraci, Mascote, Buerarema, Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Ubaitaba, Uruçuca, Arataca, Camacan e Itapé) estivemos em nove, participando diretamente dos trabalhos ou proferindo a chamada “fala inspiradora”.
As cidades que não foi possível estar presente orientamos passo a passo e, ao lado dos companheiros do FAEGSUL (Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores do Litoral Sul) estimulamos a sua realização. O FAEGSUL foi peça chave no estímulo à realização das Conferências Municipais. Os municípios compreenderam que as conferências são espaços democráticos de discussão e consecução de políticas públicas.
Entenderam ainda que o Litoral Sul almeja consolidar seus Planos e Sistemas de Cultura. Já demos o primeiro passo. Agora é a vez da efetivação destes instrumentos para que em 2012 eles se tornem realidade em nosso Litoral e possamos transformar de uma vez por todas a cara de nossas cidades.
Agora é a vez da Conferência Territorial de Cultura. É do Estado, através da SECULT a realização da Conferência. Mas, ela terá o apoio total e irestrito da Fundação Cultural de Ilhéus. Ocorrerá na próxima semana, nos dias 16 e 17 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

A Cerimônia de Abertura está prevista para as 18h00. Estão confirmadas a presença de Albino Rubim, Secretário Estadual de Cultura; Camila Cestari, Assessora do Ministério da Cultura - Representação Bahia; Superintendência e Técnicos da SECULT, dirigentes municipais de cultura do Litoral Sul, delegados eleitos nas conferências municipais, comunidade e apresentações culturais do Ritual Porancyn, da Aldeia Tupinambá de Olivença, e do Ballet Afro Dilazenze.
No dia seguinte, segunda-feira, os trabalhos terão início às 8h00 com apresentação dos grupos temáticos; exibição do vídeo com a Metodologia da IV CEC, Leitura das Propostas Elaboradas nas Conferências Municipais e priorização das propostas que serão transformadas em projetos. Intervalo para o almoço, às 12h30.
A tarde, a partir das 13h30, continuação dos Grupos de Trabalho, cadastramento de propostas e apresentação de resultados; plenária com o compartilhamento de tudo que foi debatido e a eleição dos delegados para a etapa estadual.
De acordo com o Regulamento da IV CEC, artigo 23º, “As despesas relacionadas à realização das Conferências Municipais e/ou Intermunicipais, bem como o deslocamento, hospedagem e alimentação dos delegados eleitos para a etapa territorial e estadual da IV CEC-BA são de responsabilidade dos municípios, instituições parceiras e/ou dos delegados eleitos”.
Ilhéus, com seus nove delegados eleitos, certamente escolherá um dos delegados que irão à Conferência Estadual.

Nenhum comentário: