terça-feira, 20 de março de 2012

ARTISTAS QUEREM A SAÍDA DE ANA DE HOLLANDA DA CULTURA

Diversos manifestos que circulam desde o fim da semana passada, assinados por artistas e intelectuais, pedem à presidência da República a substituição da ministra da Cultura, Ana de Hollanda (Foto: Márcio Fernandes A/E). O jornal O Estado de S.Paulo diz que os manifestos “são assinados por gente à direita e à esquerda, moderados e radicais, notáveis e anônimos militantes da cultura digital”, demonstrando uma espécie de “unanimidade negativa” em torno da ministra. Clique aqui para ler um deles.

Na carta que será entregue à Casa Civil, a classe cultural indica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, como substituto de Ana de Hollanda. Outros nomes estão sendo lançados por diversos grupos, entre eles o da atriz Carla Camurati (diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e o da historiadora Rosa Maria Araújo, do MIS carioca (irmã do novelista Gilberto Braga e parceira de Sergio Cabral no musical Sassaricando).

As críticas declaradas à atual ministra começaram depois da revelação pelo blog Farofafá de que oMinC advogou em favor do Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad), em um processo no qual a instituição é acusada de cartelização e gestão fraudulenta. O processo está em julgamento no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A ministra foi convidada a se explicar no Senado.

Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e do site Cultura e Mercado

Nenhum comentário: