segunda-feira, 24 de outubro de 2011

10º Bienal do Livro começa na próxima sexta


Na próxima sexta-feira (28), ao meio dia, começa a 10º Bienal do Livro da Bahia, o maior evento literário do estado. Até o dia 6 de novembro serão dez dias que agitarão o Centro de Convenções da Bahia. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado por meio das secretarias de Educação, da Fazenda e da Cultura, através da Fundação Pedro Calmon. Um estande, com programações diárias, reunirá os órgãos do governo do estado, incluindo a Empresa Gráfica da Bahia, SEI e as secretárias.

A 10º Bienal do Livro da Bahia tem como tema principal o Centenário de Nascimento do escritor Jorge Amado, que será comemorado em agosto de 2012. Participando das homenagens, a Fundação Pedro Calmon realizará, durante a Bienal, o lançamento da coletânea Jorge Amado de todas as cores, no dia 16, às 16h30, com a presença dos oito autores da obra: Charles Kiefer, Spacca, Lima Trindade, Edilene Dias Matos, João Edson Rufino, Benedito Veiga, Nancy Vieira e Cláudio José M. de Oliveira. Estes escritores participaram, em agosto de 2010, do Seminário Atualidades em Jorge Amado, na Academia de Letras da Bahia, promovido pela Fundação Pedro Calmon para discutir as obras do mais popular escritor baiano.

Entre os 385 expositores – editores, livreiros, distribuidores, veículos de comunicação e instituições do setor - haverá dois importantes espaços para a literatura baiana: um estande institucional do Governo e um estande destinado às editoras locais. Dentro do estande institucional do Governo do Estado, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA desenvolverá atividades que vão desde contação de histórias para o público infantil, sessão de autógrafos com escritores baianos, exposição dos livros publicados pela Fundação e dos livros vencedores dos editais da instituição,diariamente, durante todo o evento. Acompanhe a programação no endereço: http://leituraelivro.blogspot.com/ ou no site da Fundação: www.fpc.ba.gov.br

Editoras – No estande destinado às editoras, graças a uma chamada pública da Fundação Pedro Calmon, oito marcas baianas estarão expondo e vendendo seus livros a preço de feira. São elas: Caramurê, Vento Leste. Solisluna, Quarteto, Todas as Falas, Editus, Kalango e Fundação Pierre Verger. Assim o Governo do Estado busca incluir a produção literária local na Bienal, fortalecendo as editoras baianas e potencializando a cadeia produtiva do livro.

Durante a Bienal acontecerá também o IV Fórum da Rede Nordeste do Livro, da Leitura e da Literatura, que nos dias 3 e 4 de novembro, das 10h às 19h, no auditório Jorge Amado, irá discutir os desafios da produção literária baiana e da formação do público leitor, com participação de autores, editoras, escritores, livreiros, gráficos, tradutores, bibliotecários, mediadores de leitura, ilustradores, gestores municipais e estaduais e demais interessados.
Desde a primeira edição, em 1996, a Bienal do Livro Bahia recebeu mais de 1 milhão e 500 mil pessoas, das quais, 540 mil crianças através da visitação escolar. Para 2011, a expectativa é receber aproximadamente 270 mil pessoas, sendo 50 mil estudantes.

Nenhum comentário: