sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GOVERNADOR LANÇA HOJE PLANO ESTADUAL DO LIVRO E LEITURA DA BAHIA


O Governador da Bahia, Jaques Wagner, assina o Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (PELL-BA) nesta sexta-feira (28/10), na abertura da 10ª edição da Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador.   Elaborado em parceria pelas Secretarias da Educação do Estado e de Cultura do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon, o PELL-BA nasce com duas grandes realizações: formar quatro mil agentes de leitura entre estudantes do ensino médio da rede pública estadual e, também, a formação de 572 jovens agentes de leitura, com ensino médio concluído, na faixa etária entre 18 e 29 anos.

“O Plano Estadual do Livro e Leitura foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao livro, formar mediadores de leitura e fomentar a cadeia econômica do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia estadual, além de contribuir para incentivar os nossos jovens estudantes para o prazer da leitura”, afirma o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. “Acredito que fazer política cultural significa, também, trabalhar em parceria com a questão da Educação e da Comunicação”, afirma o secretário de Cultura Albino Rubim.

O resultado da implantação do Plano vai impactar, também, as escolas. “O PELL-BA terá implicações na organização das bibliotecas escolares, visando focalizar as habilidades de leitura e o respeito ao livro como instrumento cultural”, afirma o assessor especial daSecretaria da Educação, Nildon Pitombo.

O Plano também tem como objetivo estabelecer estratégias permanentes de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura. A iniciativa é resultado de um ano de discussões entre professores, gestores municipais e estaduais e representantes da cadeia produtiva do livro.

As ações, programas e projetos do Plano – cuja gestão será exercida por um conselho deliberativo e uma coordenação executiva – serão implementados de forma a viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência, observadas as condições de acessibilidade. O PELL-BA será coordenado, conjuntamente, pelas Secretarias da Educação e de Cultura e sua implementação se dará em regime de mútua cooperação com a União e com os municípios. 

Fonte: SECULT

Nenhum comentário: