quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GALPÕES IRÃO FOMENTAR ATIVIDADES CULTURAIS EM ITABUNA

Ari Rodrigues

A INICIATIVA É ÍMPAR. ITABUNA NA VANGUARDA DO FOMENTO 
À ARTE E CULTURA DE BAIRROS E DISTRITOS.

Itabuna dá o pontapé inicial para a construção dos galpões culturais. Ideia encampada pela Associação Amigos da Cultura e do Teatro (ACATE), liderada por diversos agentes culturais do município co-irmão, entre eles Ari Rodrigues, Eva Lima e Marquinhos Nô e abraçada pelo Prefeito Capitão Azevedo.

A ideia do Galpão, além de descentralizar as ações culturais do centro itabunense, é ser um espaço de fomento e fortalecimento das iniciativas culturais de bairros e distritos, a exemplo de Ferradas, sede do primeiro Galpão Cultural, que será construído na casa onde morou Jorge Amado.

“Este projeto é o primeiro de uma série de galpões. O próximo será no bairro Mangabinha e homenageará Alfredo Machado. Há cinco anos estamos lutando por sua implantação. Seu orçamento não é alto e sua manutenção é viável”, afirma o produtor cultural Ari Rodrigues, presidente da ACATE.

Prefeito Azevedo, Eva Lima e Ari/Foto: Marcos Nô

As obras do primeiro Galpão já estão a todo vapor. Em sua inauguração, prevista para 30 de novembro, ocorrerá o XI Mercado Cultural, considerado o maior projeto de exportação da arte brasileira na atualidade e apresentação de duas bandas internacionais, uma da Argélia e outra da Guiana Francesa. Além da abertura da exposição Metamorfoses do Cacau do fotógrafo alemão Joaquim Weber.

Nenhum comentário: