segunda-feira, 24 de outubro de 2011

II Musa começa nesta terça-feira na UESC


A II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, Musa, começa nesta terça-feira (25), na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. O evento acontece até o dia 27 e, durante os três dias, o público poderá apreciar e discutir a linguagem audiovisual, com uma programação que começa às 8h e termina às 22h. A entrada para todas as mostras é gratuita.

A Mostra Musa é o primeiro evento aberto na categoria de audiovisual universitário no sul da Bahia e oferece oportunidade para profissionais da área e demais interessados de participarem de capacitação, aperfeiçoamento, discussões e apreciação de produções de universitários e de realizadores independentes de todo o Brasil. Estarão presentes estudantes, pesquisadores, professores, amadores, realizadores, alunos do ensino fundamental e médio de escolas da cidade e o público geral interessado em audiovisual.

Programação

Em um contexto de crescentes possibilidades para a economia do audiovisual, tornam-se urgentes discussões sobre o assunto. Para isso, no dia 25, à tarde, após a abertura da II Musa, haverá uma mesa redonda com Sofia Federico, da Diretoria de Audiovisual da Bahia, Dimas, e Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. Seguindo a programação, após as Mostras Pixelando e Competitiva, haverá a exibição do filme “Trampolim do forte”, de João Ridrigo Mattos. O diretor estará presente para um bate papo após a sessão, junto com o ator Adailson Santos. Será a primeira exibição do filme nesta região.

Nos dias seguintes, a Musa continua com as oficinas de Direção de Fotografia, com Antônio Luis Mendes e de Sonoplastia com Napoleão Cunha; Sessões infanto-juvenis; Mesa redonda sobre “Universidade e Audiovisual”, com Marlúcia Mendes e Dirceu Martins Alves, ambos professores da UESC; e a exibição do filme “Iluminados”, de Cristina Leal, com bate papo com o diretor de fotografia Antônio Luis Mendes;

Projetos audiovisuais regionais que ganharam visibilidade dentro e fora da Bahia também serão contemplados na II Musa, na Mostra Pixelando. Neste espaço serão exibidos os making-of’s de: “Memórias do Rio Cahoeira”, com a presença do diretor Victor Aziz; do curta “Joelma”, seguido de bate papo com o diretor Edson Bastos; e também do curta “A Fórmula”, com o diretor Henrique Filho.

A Mostra Competitiva da II Musa vai apresentar os dez vídeos que passaram pela curadoria do evento e que vão concorrer ao “Troféu Musa”, confeccionado pelo artesão Souza especialmente para a premiação da Mostra. O cobiçado prêmio será concorrido entre curtas produzidos em São Paulo, Paraná, Salvador, Santa Catarina, Sergipe e Ilhéus. Os vencedores também receberão livros da Editus.

Durante o evento, entre uma sessão e outra, os participantes poderão ainda apreciar, no Foyer do Centro de Arte e Cultura da UESC, as exposições “Roque Araújo - O Cinema na Televisão”; a exposição fotográfica “Em Cantos da Bahia”, de Felippe Thomaz; e a exposição “Afrofilisminogravura”, do artista plástico Ayam U’Brais.

O encerramento da II Musa será com o show do cantor baiano Zéu Britto e das bandas Manzuá, OQuadro e DJ Danley, no dia 27 de outubro, na Concha Acústica de Ilhéus, a partir das 18h. Os ingressos estão à venda (R$ 20,00).

Esta é uma realização da NúProArt e da Panorâmica Produções e tem o apoio institucional da Universidade Estadual de Santa Cruz. Mais informações sobre a programação e sobre como se inscrever para as oficinas estão em: www.mostramusa.com

Tacila Mendes
Comunicóloga / DRT 6795
Ascom II MUSA
mostramusa@gmail.com

Nenhum comentário: