quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CURSO DE TEATRO PRIORIZA RELAÇÃO ATOR-PLATEIA, LÓGICA E CONTINUIDADE


Pawlo passando orientações

O Curso de Teatro que é realizado anualmente pela Fundação Cultural de Ilhéus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação finaliza suas atividades em novembro. Para o professor e coordenador do Curso, Pawlo Cidade, o Teatro continua sendo a arte mais procurada pelos jovens entre 12 e 25 anos. É preciso ampliar a oferta já que as vagas são limitadas para o curso.

As aulas acontecem no Teatro Municipal de Ilhéus e no auditório Fernando Leite Mendes, sempre às segundas-feiras, das 19h00 às 21h00, no período de março a dezembro. No final, são oitenta horas de curso e quinze alunos concluintes.

A turma ensaiando
“Há estudantes de teatro que estão comigo há três anos. Procuro trabalhar a interpretação do ponto de vista do ator. Ele, somente ele, é capaz de criar uma relação íntima com a plateia. Um ator deve conhecer a natureza dos sentimentos, sua lógica e continuidade. Todos momentos, todas as ações têm uma justificativa interior”, enfatiza Cidade. Neste ano, como os anos anteriores, o encerramento se dará com uma montagem. Após experimentar alguns textos, decidiu-se pela apresentação do espetáculo “De Cabo a Rabo ou Como as Lavadeiras contaram a história dos Ilhéus”, inspirado em textos de Jorge Amado, Sosígenes Costa e Hélio Pólvora. A concepção e dramaturgia são do próprio Pawlo.

O Curso de Teatro foi criado em 2006, possui um blog: www.teatrototalilheus.blogspot.com onde são relatadas todas as atividades da turma 2012. Após a apresentação do espetáculo, os alunos receberão o certificado de conclusão. O encerramento está marcado para 26 de novembro. A entrada será franca.

Fonte: ASCOM/Tia Marita
Fotos: Paulo Costa.

Nenhum comentário: