quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AMANHÃ TEM SIMPÓSIO DE CULTURA POPULAR


Com a ideia de organizar e estruturar a indústria cultural e de entretenimento da capital e do Recôncavo baiano, através de uma metodologia participativa atraindo pessoas e grupos interessados em aprofundar seus conhecimentos na cultura local, acontece o XI Simpósio Encontro com a Cultura Popular: A memória não pode falhar. O evento é promovido pelo Núcleo de Cultura Popular da Bahia e acontece no dia 26 de agosto, a partir das 9h, no auditório do Sebrae.

Realizado desde 2000, através do Núcleo de Cultura Popular da Bahia e do Centro de Estudos Miguel Santana, o simpósio conta com a participação de capoeiristas, cordelistas, sambistas, intelectuais, entre outras lideranças do meio artístico e da comunidade. O tema deste ano inspirou-se na grande expressão de Jorge Amado, “O mais importante na Bahia é o povo”, e vai prestar homenagens aos principais representantes dos seguimentos culturais de Salvador e do Recôncavo.

O evento contará com a palestra de abertura da diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, Arany Santana. O Centro é um órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, voltado para apoiar e preservar culturas populares e de identidade. Na sequência, mesa redonda com o tema “Memória Viva: Construindo cidadania”, com a presença de Consuelo Pondé do Sena do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; do professor Jaime Nascimento; da escritora Isa Maria de Souza Silva da Fundação Gregório de Matos; da professora Celeste Bispo coordenadora do Grupo Cultural Aruá do Garcia, além do supervisor José Élio Souza, representante do Sebrae.

Nesta edição, o simpósio está voltado para o trabalho do Centro de Culturas Populares e Identitárias, inaugurado este ano pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim. “A criação do Centro de Culturas Populares e Identitárias é uma iniciativa muito oportuna. Cria uma nova perspectiva, levanta o nível das manifestações culturais, ainda mais sob a liderança da professora Arany Santana que é uma pessoa experiente no meio cultural”, ressalta o coordenador do evento, Marcos Santana.

Durante o encerramento, o simpósio irá contar com a apresentação do Coral Sebrae Bahia, sob regência do maestro Dilton César, do Grupo Cultural Quilombo Clementina de Jesus e representantes do grupo Aruá do Garcia.

Serviço

O quê: XI Simpósio Encontros com a Cultura Popular: A memória não pode falhar
Quando: 26 de agosto (sábado), à partir das 9h
Onde: Auditório do Sebrae – Rua Horácio César, n°64, Aflitos

Nenhum comentário: