segunda-feira, 27 de junho de 2016

BAHIA CRIATIVA PROMOVE OFICINAS E CONSULTORIAS GRATUITAS


Os produtores, artistas, empreendedores e organizações culturais de Salvador, Jequié, Alagoinhas, Valença e Juazeiro terão oportunidade de participar da oficina “Gerenciamento de Empreendimentos e Projetos Criativos”, promovida gratuitamente pelo Escritório Bahia Criativa, que dá atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Além disso, serão oferecidas consultorias coletivas para enquadramento de projetos em editais nos municípios de Ibotirama, Palmeiras, Porto Seguro e Senhor do Bonfim.
As oficinas sobre Gerenciamento de Empreendimentos e Projetos Criativos começam por Jequié, nos dias 4 e 5 de julho. O palestrante é Frederico Andrade, que repetirá a ação em Alagoinhas, nos dias 7 e 8. Em Valença, nos dias 18 e 19, Gina Leite irá abordar o tema Financiamento de Empreendimentos e Projetos Criativos, mesmo assunto sobre o qual falará Júlio Marques, em Juazeiro, nos dias 21 e 22. Confira na tabela abaixo a programação de oficinas e consultorias, com respectivos prazos para inscrição.
Todas as oficinas e consultorias coletivas acontecem das 9h às 18h e disponibilizam 30 vagas paras as oficinas e 20 vagas para as consultorias. Para participar, os interessados devem solicitar inscrição através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.
O Bahia Criativa é fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) e vai iniciar também em julho uma ação piloto em conjunto com a Diretoria de Fomento da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) para oferecer consultoria individual na área de gerenciamento e sustentabilidade para algumas das instituições que pertencem ao Programa de Apoio a Ações Continuadas do Fundo de Cultura. Mais informações no telefone (71) 3319-0033 ou na página do Bahia Criativa no FaceBook.
Segundo a coordenadora executiva do Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos, o planejamento das ações leva em conta a política de descentralização territorial, buscando atingir o maior número possível de territórios de identidade. O superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, diz que as atividades prevêem atender às demandas que já estão mapeadas pelas instituições parceiras, além de trabalhar alinhado às políticas públicas culturais do estado.
Ainda em julho, será realizado em parceira com a Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA uma videoconferência sobre Mobilização e Mediação Cultural, com a consultora Isabela Silveira. O evento, dirigido a gestores, membros de colegiados e residentes dos Centros de Cultura do Estado, poderá ser acessado em todo o território baiano, sendo gerido a partir do Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela, em Salvador.

Escritório Bahia Criativa - O Bahia Criativa é um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, o equipamento é gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e tem como objetivo oferecer formação, capacitação, consultoria e assessoria para produtores e agentes culturais, sempre com foco na gestão de empreendimentos e projetos criativos.  Com dois anos de atuação, o Escritório Bahia Criativa já realizou cerca de 3.500 atendimentos presenciais em todo o Estado. 

Oficinas de Gerenciamento de Empreendimentos e Projetos Criativos
Cidade
Tema
Período
Prazo de inscrição
Instrutor
Jequié
Gerenciamento de empreendimentos e projetos criativos
04 e 05/07
01/07
Frederico Andrade
Alagoinhas
Gerenciamento de empreendimentos e projetos criativos
07 e 08/07
05/07
Frederico Andrade
Valença
Financiamento de empreendimentos e projetos criativos
18 e 19/07
14/07
Gina Leite
Juazeiro
Financiamento de empreendimentos e projetos criativos
21 e 22/07
19/07
Júlio Marques
Salvador (IAT)
Videoconferências sobre Mobilização e Mediação Cultural
25 e 26/07
Sem inscrição
Isabela Silveira

Consultorias Coletivas
Cidade
Tema
Período
Horário
Prazo de inscrição
Público alvo
Porto Seguro




Consultoria Coletiva para Enquadramento de Projetos
19/08





9 às 18h





29/06




Empreendedores, Gestores, Produtores, Artistas e Agentes  do setor cultural
Salvador (Escritório Bahia Criativa)
20/07
Ibotirama
20/07
Senhor do Bonfim
21/07
Salvador (Escritório Bahia Criativa)
27/07


27/06/2016

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Telefone: (71) 3103-3442





Nenhum comentário: