quinta-feira, 30 de junho de 2016

IPAC ENTREGA IMAGENS RESTAURADAS E ABRE PROGRAMA ‘NARRATIVAS’ EM ILHÉUS


O programa ‘Narrativas Patrimoniais’, proposto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), chega agora no território de identidade Litoral Sul, em Ilhéus, na  Bahia. A data do encontro confirmada para esta sexta-feira (dia 1º de julho), conta com extensa programação integrando o Iº Seminário de Museologia e Patrimônio de Ilhéus, promovido pelo Instituto Nossa Senhora da Piedade em comemoração aos seus 100 anos de criação e aos 25 anos de construção do Museu da Piedade de Ilhéus.

O seminário acontece na Biblioteca Municipal Adonias Filho, na Praça Castro Alves, no centro da cidade, e conta com a parceria do IPAC, da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, da Prefeitura Municipal de Ilhéus, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Fundo de Cultura da Bahia.
 IMAGENS DAS SANTAS – O roteiro de visitas do IPAC começa às 8h, com entrega de 18 imagens sacras restauradas no Instituto Nossa Senhora da Piedade. Dentre as obras de arte entregues totalmente restauradas no Museu da Piedade de Ilhéus estão as imagens das santas Joana D’Arc, Ângela, Teresinha de Lisieux e de Nossa Senhora da Piedade. Fundada em 1916 e concluída em 1928, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, fica no Alto da Piedade, próxima a Baía do Pontal, na cidade de Ilhéus, região sul da Bahia.
 O restauro foi apoiado com recursos do Fundo de Cultura, através do Edital Setorial de Museus gerido pelo IPAC, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O projeto foi coordenado pela restauradora Norma Borges, produzido por Déa Márcia Federico e monitorado por Anarleide Menezes, gestora do Museu da Piedade.
 A restauração integra as comemorações do centenário da igreja. “Será publicado um livro e feito um vídeo-documentário sobre o tema”, adianta Anarleide. Além da igreja e museu, a edificação possui diversos anexos, dentre eles duas escolas, um auditório para mais de 600 pessoas, quadra poliesportiva e o instituto ambiental Cabruca.


PROGRAMAÇÃO - A programação do Narrativas Patrimoniais em Ilhéus inicia às 9h com fala de abertura de representantes do IPAC, da Prefeitura Municipal de Ilhéus, da UESC, das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, além da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia. Às 9h30, acontece a palestra “Narrativas Patrimoniais – O Antes e Depois do Tombamento/Registro Especial”, pelo diretor de Preservação do Patrimônio Cultural (DIPAT) do IPAC, Roberto Pellegrino.

Das 10h30 às 11h40, acontece a “Roda de Conversa sobre Políticas Públicas voltadas para o Patrimônio Histórico e Cultural do Sul da Bahia” com participação do diretor de Preservação do Patrimônio Cultural do IPAC, Roberto Pellegrino, do diretor do Centro de Documentação e Memória Regional (Cedoc) da UESC, André Rosa, e da coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Madre Thaís, Carol Érika Santos. Após a fala dos três, será aberto um debate de 40 minutos.
 Às 14h, acontece a palestra “Narrativas Patrimoniais – Conservar é Preciso”, pela coordenadora de Projetos e Obras do IPAC, Glória Cláudia Bleichner, representante do instituto na Comissão Gerenciadora do Programa Estadual de Inventivo ao Patrocínio Cultural (FazCultura) e no Fundo de Cultura.
 A partir das 15h, acontece o debate sobre “Experiências Regionais em Projetos de Conservação de Acervo”. Para embasar a discussão, Anarleide Menezes vai falar sobre o “Museu da Piedade: Restauração e Revitalização das Obras de Arte Sacra da Capela de Nossa Senhora da Piedade”, Gilmário Rodrigues sobre o “Memorial Unzó Tombenci Neto: Reforma e Dinamização” e Dida Moreno fala sobre “Casa de Arte Baiana: Artistas Baianos em Exposição de Longa Duração”. Depois, será aberto espaço para diálogo com os participantes.

Às 16h30, ocorre à apresentação de banner sobre os desdobramentos em Educação e Cultura do Memorial Misael Tavares, por Maria Helena Tavares, gestora do Memorial. Após a fala, acontece um diálogo com o público, às 17h. O evento será encerrado com um sarau literário e musical, além de coquetel, às 18h.


EDITAIS – Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, os editais integram a política pública de fomento à cultura da SecultBA. “Os editais são mais uma ferramenta para a transparência e a democratização na distribuição de recursos públicos, possibilitando participação efetiva da sociedade”, explica João Carlos. Via editais de Museus, o IPAC possibilita projetos de preservação, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e qualificação. Já os editais de patrimônio, permitem a salvaguarda, restauração e educação patrimonial.

As vagas para participação no programa ‘Narrativas Patrimoniais’ em Ilhéus e região estão abertas até o dia 30 de junho e são limitadas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do formulário no linkhttp://bit.ly/28ITv2e e enviada no endereço eletrônico narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), com apoio da superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), instâncias da SecultBA.

O ‘Narrativas’ acontece até o final do ano, em Salvador e interior do estado, com treinamentos e outros eventos. São cursos, oficinas, rodas de conversa e palestras. Já foram realizados encontros em Salvador, Santo Amaro, Caetité e Jequié. Com datas ainda a serem definidas seguirão os de Serrinha, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu.
 Mais informações sobre a Igreja de Nossa Senhora da Piedade via telefone (73) 3221-8613 e site www.piedade.org.br. Sobre os restauros do IPAC, via telefone (71) 3116-6721 e endereço cores.ipac@ipac.ba.gov.br.
 Confira as atividades já realizadas pelo Narrativas Patrimoniais nos linkshttp://goo.gl/luJQrnhttp://goo.gl/bFiFay e http://goo.gl/A6r89e. Acesse ainda o Facebook ‘Ipacba Patrimônio’, Twitter ‘@ipac_ba’ e Instagram ‘@ipac.patrimonio’.
  
Fotos em alta resolução:

https://goo.gl/Utx6uj - Crédito: Roberto Santos (Secom Ilhéus) 
https://goo.gl/dwRP9F - Crédito: Divulgação 
https://goo.gl/EsAkSi - Crédito: Divulgação

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 28.06.2016
Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)
(71) 99110-5099, 99922-1743
Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)
(71) 98234-9940, 3117-6490, 3116-6673
Texto-base: Jamile Souza (Jornalista)

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba – Instagram: @ipac.patrimonio

Nenhum comentário: