quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ITABUNA VAI SEDIAR TERRITÓRIOS CULTURAIS EM DIÁLOGO


No próximo dia 24/09, de 9h às 16h, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará a mais uma edição do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela SecultBA em Itabuna, no território de identidade Litoral Sul.

O Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais tem como finalidade a discussão pública de temas importantes para o desenvolvimento cultural da Bahia e cumprimento de metas do Plano Estadual de Cultura. A ideia do encontro é reunir gestores, artistas, produtores, pesquisadores e demais agentes da área cultural. O evento realiza encontros que abordam a política de desenvolvimento territorial da cultura, além de reforçar diretrizes aos parceiros e à sociedade civil da SecultBA, através de discussão democrática e participativa.

Para Sandro Magalhães, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, o evento chega em um momento estratégico para o Litoral Sul. “Já percebemos avanços no cenário cultural do Território. Mais uma universidade pública, posse de conselhos de cultura, Câmara Técnica ativa e Centro Adonias Filho funcionando, entre outras conquistas. Do Territórios em Diálogo podem surgir estratégias para avançar ainda mais”, analisou. Até o final do semestre, mais territórios serão contemplados com a atividade: território Costa do Descobrimento, no município de Porto Seguro; território Litoral Norte, no município de Alagoinhas; território Piemonte do Paraguaçu, no município de Itaberaba; e território Bacia do Paramirim, no município de Boquira.

O Territórios em Diálogos tem como parceiros a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA) e o Conselho Estadual da Cultura, além de contar com o apoio da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) e do Conselho de Desenvolvimento Territorial (Codeter).

Programação - Nesta edição, em Itabuna, o evento será iniciado pela manhã com uma apresentação das linhas de ação da Sudecult e da SecultBA. Logo após acontecerá uma roda de conversa com a participação da ADIMCBA e do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, além da através da SecultBA. Neste ambiente acontecerá uma escuta pública da comunidade cultural. No turno vespertino será realizada uma discussão para a comunidade indicar nomes para participar do Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura Adonias Filho. Esta instância colegiada, consultiva e opinativa, será criada para acompanhar a gestão do Espaço e terá composição de frequentadores, produtores, artistas e comunidade cultural do Território, com interesse de participação. Ainda na parte da tarde, acontece uma reunião ampliada da Câmara Técnica de Cultura do Território Litoral Sul.

Histórico - A primeira edição do evento aconteceu entre os meses de maio e junho de 2015, em Salvador, e houve intensa participação de outros Territórios de Identidade. O Territórios Culturais em Diálogo foi composto por quatro encontros realizados no Espaço Xisto Bahia, um dos 17 espaços administrados pela SecultBA, e abordou os temas Espaços Culturais: Redes e Conexões;Participação e Controle Social para Gestões Culturais; Cidadania e Diversidade Cultural em Debate; e Territórios Culturais. Com um público aproximado de cerca de 500 pessoas, contou com convidados representativos da sociedade civil e da comunidade acadêmica, discutindo temas relativos às frentes de ação da Sudecult. Em agosto, o evento iniciou a sua expansão pelo estado da Bahia com a atividade em Valença, no território de identidade Baixo Sul, no Centro de Cultura Olívia Barradas.

Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais
Quando: Quinta-feira, 24/09, de 9h às 16h


Nenhum comentário: