quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO


Pela primeira vez na história da cultura ilheense, artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e ativistas da cultura, e a sociedade civil em geral terão a oportunidade de discutir a cultura deste município nos seus múltiplos aspectos, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões. E ainda propor estratégias para: fortalecer a cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; universalizar o acesso dos ilheenses à produção e fruição da cultura; consolidar a participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura; implantar e acompanhar os Sistema Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura; e avaliar os resultados obtidos a partir da 1ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada entre os dias 18 e 19 de setembro de 2009, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Os preparativos para a Conferência deram início com a Oficina de Planejamento Estratégico para a Cultura onde diversos atores sociais puderam apresentar propostas culturais que possam ser efetivadas no Plano Plurianual – PPA.

Além de deliberar sobre os principais entraves da cultura local, a Conferência visa estimular a criação e o fortalecimento de redes de agentes e instituições culturais de Ilhéus, da Bahia e do país, para dar prosseguimento, em caráter permanente, às discussões e articulações.
A Conferência é um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidas nos próximos anos. O Poder Público Municipal é responsável pela convocação, regulamentação e realização da Conferência.

É bom salientar que, tudo que for discutido nela deverá estar contemplado nas diretrizes e critérios estabelecidos no Regulamento da III Conferência Estadual de Cultura da Bahia (de 26 a 29 de novembro de 2009, aqui em Ilhéus) e no Regimento Interno da II Conferência Nacional de Cultura.

Cada Conferência Municipal de Cultura tem suas especificidades e deve abordar temas pertinentes à realidade do município. Com o objetivo de integrar seus resultados aos trabalhos das Conferências Estadual e Nacional de Cultura, sugere-se que o município adote o temário e o desenvolvimento metodológico da II Conferência Nacional de Cultura, cujo tema central é: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.

A proposta de metodologia da II Conferência Nacional de Cultura tem duas particularidades:
a) Pretende coletar, a partir de cinco eixos temáticos, propostas de estratégias, ou seja, identificar as necessidades e demandas e propor ações ou caminhos mais adequados para que tais necessidades sejam atendidas.
b) Irá identificar à qual ente federativo (municipal, estadual e nacional) cabe a responsabilidade de executar tal estratégia.

Para que isso seja possível, a realização de Conferências Municipais é fundamental, pois são nelas que serão coletados os subsídios para as discussões territorial, estadual e nacional.
Os Eixos que serão abordados na Conferência Municipal de Cultura são: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Nenhum comentário: