domingo, 18 de outubro de 2009

DIRETOR DA TIA MARITA PARTICIPA DE CONFERÊNCIAS DE CULTURA


Pawlo Cidade, diretor presidente da Comunidade Tia Marita, vice-presidente do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul – FAEG-SUL e atual Assessor de Cultura da Fundação Cultural de Ilhéus vem realizando uma série de discussões sobre a implantação do Sistema Municipal de Cultura e os Eixos norteadores da Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2010.
Responsável por coordenar os Eixos: 1)Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2) Cultura, Cidade e Cidadania, 3) Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4) Cultura e Economia Criativa e 5) Gestão e Institucionalidade da Cultura em Ilhéus, em 18 e 19 de setembro, na I Conferência deste município, sob a presidência do talentoso Maurício Corso – diretor da Fundaci, Pawlo foi também convidado no dia 30 para apresentar “o Diálogo sobre o Sistema Municipal de Cultura”, na Conferência de Itabuna; em seguida, foi responsável pela fala inspiradora e apresentação do Sistema no distrito de São João do Paraíso, cidade de Mascote. No dia 19 de outubro, abordará o Eixo 2: “Cultura, Cidade e Cidadania”, na cidade de Jussari, no período da manhã, e a tarde estará em Arataca para mediar o Eixo 5: “Gestão e Institucionalidade da Cultura”. Dia 20, será a vez de Canavieiras também ouvir o debate sobre o eixo 5.
Para Pawlo Cidade, “os municípios precisam estar fortalecidos e preparados para implantar o Sistema Municipal de Cultura. Mais do que isso, precisam instituir os elementos e as instâncias de suas gestões de forma a entrar em sintonia com os Sistemas Estadual e Federal de Cultura, para que cada um possa assumir suas responsabilidades”.
As conferências municipais de cultura terminam com a realização da Conferência Territorial, marcada para os dias 24 e 25 de outubro, no campus da UESC, auditório Paulo Souto.

Nenhum comentário: