quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

OFICIALIZADA A REDE ESTADUAL DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM CULTURA

Secretário de Cultura Albino Rubim/Foto A Tarde
Foi oficializada a criação da Rede Estadual de Formação e Qualificação em Cultura, com a implantação oficial do seu Conselho, formado por representantes da Secretaria Estadual de Cultura, de 12 universidades, quatro organizações do Sistema S (Senac, Sebrae, Sesi e Sesc), 13 organizações da sociedade civil, dois representantes do Ministério da Cultura e quatro representantes de outras secretarias e órgãos do Estado da Bahia (Secretaria de Educação, Trabalho, Emprego e Renda e Casa Civil), somando ao todo 48 integrantes. Na reunião, foi apresentado ainda um programa preliminar para a Rede, com base nas propostas encaminhadas pelos setores da SECULT.

De acordo com o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, um dos objetivos desta rede é formar e qualificar pessoal em cultura. Para tanto, a Rede Estadual contribuiria com a realização de trabalhos colaborativos, como a formulação de políticas para formação e qualificação em cultura, realização de seminários, cursos, estudos e pesquisas sobre temas culturais e com o estimulo à implantação de cursos técnicos, especializações, cursos de extensão, de graduação e pós-graduação em cultura. Além disso, fazem parte da proposta da Rede o lançamento de editais que envolvam a formação e qualificação.

Uma das primeiras ações da Rede já propostas pelo secretario nesta reunião é um Mapeamento da Formação e Qualificação em Cultura na Bahia, a ser disponibilizado tanto na versão impressa quanto virtual. “A Bahia é um estado reconhecido pela sua cultura, pela sua identidade cultural e manifestações artísticas. Mas pouco se divulga que é também uma terra com forte vocação para a formação nesta área. Foi na Bahia que surgiram os primeiros cursos de museologia, dança  e teatro… Queremos ampliar esta vocação, estimulando novos cursos, em novas áreas, e tornando a Bahia uma referência não apenas na criação, mas também na reflexão, no pensamento e na formulação da área cultural”, afirma o secretário, Albino Rubim.

Participaram da reunião da Rede de Formação e Qualificação em Cultura 53 pessoas, das seguintes instituições:

SECULT – FPC, IPAC, Centro de Formação em Artes, Suprocult, Funceb, Dimus, Sudecult, CCPI, Dimas, TCA
Universidades – Univasf, Uesc, Ufrb, Uefs, Uneb, Ifbaiano, Ifba e UFBA (só faltou a UESB)
Sistema S - Sebrae, Senac e Sesi (faltou o Sesc)
Ongs – Via Magia, Ação Griô, CRIA, Sitorne, Sociedade 1º de Maio, Circo Picolino, Cipó, Bagunçaço, Ilê Aiye, Reprotai
MinC – SAI
Secretarias de Estado – Casa Civil

Nenhum comentário: