quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DELEGAÇÃO BAIANA DEFENDE 10 PROPOSTAS NA CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA


A 3ª Conferência Nacional de Cultura, que começa no próximo dia 27, receberá uma delegação de 50 representantes da Bahia, que virão a Brasília para defender 10 propostas prioritárias para o Estado. Os baianos cobram, nesse conjunto de proposições, o desenvolvimento do programa nacional de formação em cultura, com garantias de recursos específicos da união, dos estados e municípios para esse programa.

A Política Nacional de Formação na Área da Cultura é uma ação estratégica do Sistema Nacional de Cultura, o tema central dessa 3ª Conferência, que também prioriza a participação da sociedade civil. A Bahia elegeu 33 delegados representantes de setores não governamentais, o que representa 66% da delegação que virá a Brasília, respeitando a premissa acordada para o debate nacional.

Na Bahia, foram realizadas 358 conferências municipais, entre junho e julho deste ano, além de 27 encontros chamados territoriais e outras 19 reuniões setoriais, todas deliberativas.

O Estado da Bahia promoveu três caravanas simultâneas que, durante 30 dias, percorreram o Estado, de norte a sul e de leste a oeste, para a realização das 27 Conferências Territoriais de Cultura. Somente essa mobilização reuniu 3,3 mil participantes.

A comitiva de delegados eleitos da Bahia para a Conferência Nacional contará com as representações: dos 27 Territórios de Identidade; das comunidades quilombolas; dos povos indígenas; de pessoas com deficiência; da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado.

O Estado realizou sua quinta Conferência Estadual, concebida com dois grandes objetivos, considerados alcançados pelo governo: o de ampliar e consolidar a participação social na construção das políticas culturais no estado da Bahia; e o de nortear a atuação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia nos próximos anos, especialmente na implementação do Sistema Estadual de Cultura.


(Foto: Tacila Mendes, Secult/BA)

Nenhum comentário: