quarta-feira, 15 de novembro de 2017

PROJETO ARTE NA ESCOLA CHEGA AO FIM COM PARTICIPAÇÕES DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DE ILHÉUS

“O aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas” 
(PCN, Arte, p. 48)


Ontem foi um dia especial, depois de seis meses, quatro deles dedicados ao fazer artístico, o Projeto Arte na Escola, coordenado pela Comunidade Tia Marita, através de duas oficinas de arte: Reciclagem em Papel e Canto Coral e financiado pelo Programa Mais Cultura nas Escolas chegou ao fim.

Para o diretor da Escola Municipal da Barra, Fábio Souza, "as oficinas de arte, associadas ao programa pedagógico, auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem na escola. Foi uma grande oportunidade para a criança se expressar, aprimorar suas habilidades interpessoais e aprender a trabalhar em grupo." Na opinião da Supervisora, Fabiana Leitão "a música e a arte em papel contribuem para o crescimento cultural do discente e melhora o desempenho escolar. O trabalho com arte na escola desperta a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar do estudante."


As atividades de encerramento tiveram início às 15h30, com a palavra inicial do diretor, seguido da participação especial do ator e contador de histórias José Delmo. Em seguida, os professores Alexandro Costa e Joferson Ferreira, facilitadores do Canto Coral e da Arte em Papel, respectivamente, falaram de suas atividades frente às oficinas. Depois, foi a vez da pedagoga e também contadora de histórias, Miriam Oliveira presentear as crianças com duas histórias emocionantes sobre a infância.

Todo o material produzido pelos alunos da Oficina de Reciclagem Arte em Papel ficaram em exposição (foto) e os alunos do Canto Coral cantaram três canções natalinas que foram recebidas com muitos aplausos pelos pais, professores e colegas da escola.

O contador de histórias, José Delmo

A contadora de histórias, Míriam Oliveira

O apresentador e coordenador geral do projeto, Pawlo Cidade, agradeceu a participação e empenho de todos, distribuiu gratuitamente para todos os participantes seu livro infantil "O Menino que sonhava com dragões" e contou também uma história sobre a importância do "Por Favor" para as crianças, em seguida convidou a orientadora Tânia Macedo para tecer algumas considerações sobre o trabalho realizado. A tarde terminou com uma homenagem especial das crianças aos professores das oficinas e a distribuição de merenda escolar para todos.

 Pais, alunos e professores durante o encerramento do projeto

O livro "O Menino que sonhava com dragões" foi distribuído para as crianças



Durante quatro meses, dois profissionais de artes: um professor de canto, Alessandro Costa; e um artesão, Joferson Ferreira, promoveram um encontro semanal, com duas horas de duração, nos turnos matutino e vespertino no Grupo Escolar da Barra. Ao final do período, as crianças da Oficina de Canto apresentarão um recital para os colegas de classe, professores, corpo pedagógico, pais e demais membros da comunidade e as crianças da oficina de Arte em Papel que produziram jogos e brinquedos, fizeram uma exposição dos objetos construídos. 

O projeto foi concebido pela Comunidade Tia Marita e fez parte do Programa Mais Cultura nas Escolas com patrocínio do Ministério da Cultura e Ministério da Educação.


Nenhum comentário: