sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

EDITORIAL

 

Imagem meramente ilustrativa. Clique aqui e saiba mais sobre o tema.

CULTURA PARA SUSTENTABILIDADE

Pawlo Cidade*

 

Um dos principais eixos do programa Cidades Sustentáveis está na Cultura para a Sustentabilidade. A Cultura é hoje uma das áreas que mais avançam, sobretudo na construção e no desenvolvimento de um Município. Se a gente pretende ter uma cidade ambientalmente, socialmente, economicamente e politicamente bem melhor, é preciso considerar a Cultura como um dos pilares do planejamento municipal.

Entre as instâncias e os instrumentos que compõem a Política Pública daCulturaestá o Plano Municipal de Cultura e no plano estão estabelecidas as metas. E como foi que estas metas foram criadas? Em Ilhéus, por exemplo, nosso Plano de Cultura existem 43 metas que deveriam, por força da lei, estar sendo cumpridas. As metas não surgiram da minha cabeça e dos demais agentes culturais que discutiram durante anos quais seriam os rumos da cultura ilheense. Elas nasceram de indicadores que nos apontaram que metas deveriam ser criadas.

O Programa Cidades Sustentáveis apresenta alguns indicadores que, embora na época da criação do Plano Municipal de Cultura de Ilhéus eles não tenham sido apresentados pela ONU, foram temas de discussão em vários eixos temáticos, como, por exemplo, a existência de uma biblioteca pública capaz de atender às necessidades de pesquisadores, alunos, historiadores e professores como um valioso acervo de livros infanto-juvenis e de livros para adultos.Entretanto, ter um acervo que suprisse estas necessidades não teria nenhuma validade se não houvesse ações de preservação, valorização e difusão do patrimônio material e imaterial no Município. Eu pergunto: existem? Estão postos?

Precisamos estar o tempo inteiro com campanhas de educação cidadã, centros culturais, casas e espaços de cultura públicos e privados em pleno funcionamento e com uma programação que atraia os mais variados públicos. Os indicadores do programa ainda apontam a necessidade de um conselho municipal de cultura preparado para propor intervenções e cuidar com rigor do patrimônio histórico.

As escolas da rede municipal deveriam abrir aos finais de semana para a comunidade, com uma programação artística e cultural, planejada por pedagogos e brincantes e os recursos públicos municipais para cultura não podem ser insignificantes.Afinal, como atesta o programa, “políticas públicas que levem à valorização da diversidade, à proteção do patrimônio imaterial e natural e à promoção de valores solidários e sustentáveis são capazes de transformar uma sociedade”.

P.S. Conheça o Programa Cidades Sustentáveis

* Escritor e gestor cultural

Nenhum comentário: