terça-feira, 8 de junho de 2021

LEI ALDIR BLANC 2: 3 BILHÕES ANUAIS PARA A CULTURA- ESTADO DE EMERGÊNCIA CULTURAL



Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1518/2021, que propõe a criação de uma Lei de fomento direto e permanente ao setor cultural. 

A Política Nacional Aldir Blanc prevê que a União repasse aos estados, Distrito Federal e municípios, em parcela única, o valor correspondente a R$ 3 bilhões de reais, baseado na experiência da da Lei Aldir Blanc, já a partir de 2022. 

A proposta é de autoria da Deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/ RJ) e tem como co-autores iniciais a Deputada Alice Portugal (PCdoB/BA e Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados), Renildo Calheiros (lider da bancada do PCdoB na Câmara/PE) e co-autoria de 12 parlamentares de diversos partidos como PT, PDT, PSOL, PSDB e PSB. Uma frente ampla em prol da cultura e comprometida com o projeto. O relator designado na Comissão de Cultura é o deputado Tadeu Alencar (PSB/PE).

O objetivo é criar uma política nacional de fomento ao setor cultural brasileiro a partir de 2022, com os recursos repassados de forma descentralizada pelos estados, municípios e o Distrito Federal. Com os aprendizados da experiência da Lei Aldir Blanc, estruturando e fortalecendo os mecanismos do Sistema Nacional de Cultura.

A Lei Aldir Blanc foi uma grande vitória em meio à pandemia, que garantiu o auxílio emergencial aos fazedores de cultura, subsídios de manutenção de espaços culturais e programas de fomento ao setor. Mas os impactos sociais e econômicos da pandemia - que não tem data para acabar- serão de longo alcance e por isso é necessário investimento público continuado na cultura, de forma direta e descentralizada.

Neste sentido, a LAB 2: Política Nacional Aldir Blanc segue os parâmetros da Lei 14.017/2020, prevê o estímulo a iniciativas e projetos culturais, garantindo financiamento para ações que visem o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros, dispondo dos meios e insumos necessários para produzir, registrar, gerir e difundir iniciativas culturais.

A Política Nacional Aldir Blanc terá como beneficiários entidades e pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção e preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo o patrimônio cultural material e imaterial.

O setor cultural brasileiro demonstrou grande capacidade de articulação e incidência politica ao conquistar a aprovação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc em 2020. Chegou a hora de transformar essa conquista em um direito! 

>> CONHEÇA A AGENDA NACIONAL DA CULTURA E EMERGÊNCIA CULTURAL <<

📌 Projetos de Lei no Congresso Nacional:

PLP 73/2021 - Lei Paulo Gustavo;

PL 1518/2021 - Lei Aldir Blanc 2;

PL 9474/2018 - Regulamentação do Sistema Nacional de Cultura;

PL 2009/2021 - Loteria da Cultura.

>> Compartilhe:

https://cutt.ly/unWupHG


>> Confira a íntegra do projeto e relação completa de co autores:

https://cutt.ly/cnWr1ll


Pela aprovação do PL 1518/2021 - Política Nacional Aldir Blanc! Em defesa da cultura brasileira!

#AprovaPL1518 #LAB2

#LeiAldirBlanc2

#PoliticaNacionalAldirBlanc


Articulação Nacional de Emergência Cultural

Escola de Políticas Culturais

Instagram: https://cutt.ly/HhsylEk

Facebook: https://cutt.ly/mf7qYJO

Youtube:https://cutt.ly/vyDOib5

Spotify: https://cutt.ly/wy0iWKO

Nenhum comentário: