No último artigo fiz alguns questionamentos e afirmei que poderíamos transformar nossos problemas em grandes oportunidades. Isso porque todo Projeto é na verdade um problema que precisa ser solucionado. Quando você vê, por exemplo, crianças em situação de vulnerabilidade social encontra uma oportunidade para desenvolver um projeto que possa, pelo menos, minimizar o problema. Mesmo porque crianças e adolescentes assim é uma questão estatal e não cultural.
Quando eu pergunto: você tem um problema? E você se propõe a dar uma resposta, você está diagnosticando, delimitando e encontrando aí uma oportunidade. Mas, o que você precisa fazer para resolver esse problema? Onde você quer chegar? Respondendo estas indagações você traça OBJETIVOS.
Quem será o beneficiado? Aqui você define seu PÚBLICO ALVO.
Por que, ao tentar resolver seu problema você fez uma escolha que acredita ser a mais adequada para resolver seu problema? Que benefícios trará?
Neste momento você desenvolve sua JUSTIFICATIVA. Você encontra aqui uma desculpa, assim você pode provar o que deseja.
Que passos serão necessários para alcançar a solução encontrada?
Estamos falando aqui das ETAPAS DE TRABALHO que são as estratégias de ação.
Quanto tempo vai levar?
É um chamado para a elaboração do CRONOGRAMA.
O que você vai precisar para resolver seu problema?
É hora aqui de relacionar os INSUMOS, ou seja, todos os materiais necessários a solução do problema.
O que está faltando?
Se você já possui alguns materiais, é hora de descartá-los.
Alguém pode te ajudar? Como?
Neste instante você identifica os prováveis parceiros ou os editais que se encaixam em sua proposta.
De que forma você pensa retribuir a ajuda que recebeu?
É a vez da CONTRAPARTIDA. O que você pensa oferecer em troca?
Agora, mãos à obra.
Quando eu pergunto: você tem um problema? E você se propõe a dar uma resposta, você está diagnosticando, delimitando e encontrando aí uma oportunidade. Mas, o que você precisa fazer para resolver esse problema? Onde você quer chegar? Respondendo estas indagações você traça OBJETIVOS.
Quem será o beneficiado? Aqui você define seu PÚBLICO ALVO.
Por que, ao tentar resolver seu problema você fez uma escolha que acredita ser a mais adequada para resolver seu problema? Que benefícios trará?
Neste momento você desenvolve sua JUSTIFICATIVA. Você encontra aqui uma desculpa, assim você pode provar o que deseja.
Que passos serão necessários para alcançar a solução encontrada?
Estamos falando aqui das ETAPAS DE TRABALHO que são as estratégias de ação.
Quanto tempo vai levar?
É um chamado para a elaboração do CRONOGRAMA.
O que você vai precisar para resolver seu problema?
É hora aqui de relacionar os INSUMOS, ou seja, todos os materiais necessários a solução do problema.
O que está faltando?
Se você já possui alguns materiais, é hora de descartá-los.
Alguém pode te ajudar? Como?
Neste instante você identifica os prováveis parceiros ou os editais que se encaixam em sua proposta.
De que forma você pensa retribuir a ajuda que recebeu?
É a vez da CONTRAPARTIDA. O que você pensa oferecer em troca?
Agora, mãos à obra.
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