sábado, 15 de janeiro de 2011

RETRATE!

Turma do Retrate em Ilhéus na aula de Palhaçaria

Está na reta final o Programa Retrate Interior – uma das mais significativas ações do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado da Bahia (SATED). O projeto de técnicas de Requalificação dos Trabalhadores de Teatro do Interior – RETRATE Técnicas - visa capacitar atores e diretores que desenvolvem as suas atividades no interior do Estado, oferecendo oficinas de requalificação e qualificação desses profissionais, contando cada uma com 20 horas / aula, envolvendo 40 profissionais para a execução do projeto, beneficiando pelo menos 480 artistas de teatro das cidades em que este ano o Projeto foi realizado. E uma destas cidades é Ilhéus.
O curso foi aberto em setembro do ano passado com uma palestra de Fernando Marinho – atual presidente do SATED - que falou sobre produção cultural, ética e legislação trabalhista, as disciplinas que seriam ministradas a cada semana de modo alternado, durante o período de seis meses, e sobre as doze disciplinas previstas pelo programa em questão.
Este projeto possui uma composição mista de disciplinas, essencialmente voltado ao teatro e preponderantemente inspirado para os grupos teatrais, que navegam nas diferentes formas de interpretação e nas mais variadas formas de composição técnica e estética.
A grade curricular foi montada em parceria com a Associação de Teatro de Bonecos da Bahia, Cooperativa de Artistas Circenses da Bahia, Movimento de Teatro de Rua e Sitorne Estúdio de Artes Cênicas. O curso foi dividido em três módulos, sendo os primeiros para alinhamento pedagógico, produção e treinamento e o último é para avaliação final dos participantes.
“Diferentemente da Capital, que oferece cursos, oficinas, cursos livres, cursos profissionalizantes, cursos universitários e até mestrado e doutorado nas artes cênicas, os artistas do interior carecem de um suporte na área de formação muito grande, por não haver cursos ou escolas de formação em nenhuma região do interior do Estado, excetuando-se apenas um curso de formação básica oferecido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana. Essa foi uma das questões que nos fez realizar o Retrate. - salienta Fernando Marinho - O enfoque essencial deste projeto é a convergência da formação para os artistas que desenvolvem sua produção teatral em grupos, núcleos estes que, habitualmente, desenvolvem eles mesmos suas pesquisas, escolhem seus textos, ou os criam coletivamente, desenvolvem a direção coletiva de seus espetáculos, assim como a cenografia, figurino, maquiagem, entre outros elementos, passando com este Projeto a ficarem mais munidos tecnicamente para o desenvolvimento dessas funções”.
Com a finalidade de atender com justiça o trabalhador, e particularmente aqui os da classe teatral, é que este projeto de formação foi proposto, com a carga horária superior à mínima exigida para o registro profissional, ajudando assim à qualificação desses trabalhadores e, por conseqüência, a dos seus produtos.
Disciplinas como Interpretação I, II e III, Análise do texto dramático, História do Teatro, Ética, Organização social do teatro e Produção, Estética do espetáculo, Técnica vocal, Técnica Corporal, Improvisação, Palhaçaria e Mímica Corporal Dramática fizeram parte do curso. Agora é por em prática o que foi aprendido, assimilado e discutido.
Parabéns a Alexandre Reis, Andrea Bandeira, Alfredo Souza do Nascimento, Ana Paula Pires e Silva, Adrian Greyce Oliveira Andrade, Antonio Cesar Conceição dos Santos , Ciro Nonato dos Santos Filho, Edvaldo Celestino, Elismar Alves, Cristiane Queiroz, Ednilton da Paixão Santos, Fábio Nascimento, Felipe Liger Marques, Geiza Santos de Sales, Geiza Pena Costa, João Maurício Novias, Janete Lainha, Jorge Luiz Batista dos Santos, Josefa Adriana Santos de Jesus, Kaike Cavalcanti, Luciano Sabino, Márvila Pinheiro de Araújo, Marcos Antonio de Souza, Maurício Lima Guedes, Maiane Clair Santos Bispo, Maria Bárbara Santos de Aguiar, Orlando Nunes Martins Filho, Rosemi Miranda Santos Gomes, Ricardo Farias dos Santos, Sílvia Olívia Smith Lima de Azevedo, Suzane Marques dos Santos, Thaisa Oliveira Mota, Uarleison Santos Macedo, Welinton Perelo Correia Júnior, Thânia Silva Santos e Valdiná Guerra Felix. A produção do Retrate em Ilhéus ficou a cargo de Binha.

Nenhum comentário: